Li o depoimento de alguns usuários de
Slackware que haviam migrado para o
Arch Linux, fiquei tentado e também resolvi instalar para tirar minhas próprias conclusões.
Em
http://www.archlinux.org baixei o arquivo com a imagem do sistema, aproximadamente 530MB, tem uma opção de baixar somente a base do sistema.
Analisando melhor, acredito que para os que tem uma boa conexão web, baixar o torrent menor seja mais negócio - nas etapas seguintes tu vais entender o porque.
Passadas algumas horas de espera, gravei a imagem numa mídia (evite as mídias RW, podem dar problema ;o) ) - partimos para instalação propriamente dita.
Já de cara o instalador me chamou a atenção, no melhor estilo Slack - simples e funcional:
- Tu define as partições (swap e ponto de montagem);
- Depois define o tipo de sistema de arquivos que vai ser usado (optei por ext3), confesso que alguns dos tipos da lista eu nunca tinha visto;
- Escolhe os pacotes que serão instalados*;
- Instala os pacotes;
- Configura o sistema;
- Instala o kernel;
- Escolhe o boot loader (lilo ou grub);
- Reboot.
* Observação: Segundo especifica a documentação do projeto, é interessante instalar apenas os itens do pacote base (por isso recomendei que baixasse a imagem com apenas o sistema base), os demais itens dos outros pacotes devem ser instalados via ftp, isso garante que você estará instalando a versão mais atual dos pacotes e não vai perder tempo fazendo atualizações. Então, logo depois de instalar os pacotes básicos do sistema, configure a conexão com a internet, faça as atualizações necessárias do sistema base e instale os demais pacotes "acessórios".
Considerações finais
Quem gosta de ter o sistema na mão, esse é o cara. Como disse anteriormente, segue fielmente o conceito KISS - "Keep It Simple, Stupid!" -, a documentação do web site é de fácil entendimento (gosto de tutoriais que oferecem um versão em texto puro).
Agora, a melhor parte sem dúvida alguma são os pacotes e a maneira como são organizados, essa separação dos pacotes da distribuição (extras) e pacotes dos usuários foi uma grande sacada (não sei se é uma idéia original, mas achei legal).
A instalação via ftp obviamente parte do princípio que o usuário tem uma conexão muito boa (um sistema funcional usa em torno de 100MB de pacotes).
Estes pacotes sempre oferecem o que há de melhor para i686, o sistema de dependências funciona muito bem. Posso dizer que realmente é uma distribuição que tem muito a oferecer para os amantes de um sistema robusto, confiável e rápido.
Recomendo sua utilização, continuo admirando o Slack, mas vou ficar um tempo com o Arch, realmente tive uma surpresa positiva com esta distribuição.
Pretendo escrever um artigo sobre uma instalação passo-a-passo do Arch e posteriores configurações, acredito que possa ser útil para os curiosos menos "fuçadores", por enquanto fica esta dica.
Grande abraço a todos.
Fabiano.
PS. Estas linhas já foram escritas no Arch, até agora estou com a seguinte configuração:
- Arch Linux 0.7.1
- Fluxbox 0.9.15.1-1
- aterm 1.0.0-2
- rox 2.4.1-2
- Firefox 1.5.0.2-1
- Thunderbird 1.5-1
Leve e funcional...