Que hardware usar na hora de montar um computador com Linux

Publicado por Fabiano Leite em 10/09/2009

[ Hits: 6.582 ]

 


Que hardware usar na hora de montar um computador com Linux



Depois de muitas instalações e desinstalações em vários tipos de computadores, sem esquecer os testes e frustrações, resolvi criar uma dica para quem quer ter uma máquina rodando Linux sem problemas com hardware não suportado pelo "pinguim".

Esta é minha primeira dica no VOL, tentarei ser o mais conciso e específico em minhas abordagens.

Trabalho na área técnica em informática e costumo me gabar do poder do pinguim quando as pessoas reclamam dos inúmeros vírus e variantes que bombardeiam seus PCs. No entanto, notei que um grande problema atualmente é que muitos usuários não conseguem usufruir bem o Linux em seus computadores por não terem um hardware adequado.

Escrevo esta dica para ajudar usuários Windows que tem a intenção de migrar para o Linux.

O que pensar na hora de comprar o hardware

Muitas pessoas compram seus hardwares a esmo, sem preocuparem-se com qualidade ou suporte de sistema, simplesmente escolhem ou a mais barata ou a mais bonita.

Esse pode ser o maior erro de alguém que vai instalar um software (seja ele qual for). É preciso, em primeiro lugar, verificar se o hardware é suportado pelo sistema ou software que você deseja usar, para depois não estar frustrado achando que o hardware está danificado ou com mau funcionamento, ou mesmo, culpar o sistema operacional (caso comum, quando estamos falando do Linux).

Muitos problemas podem aparecer se estamos rodando uma máquina com hardware não suportado, tais como:
  1. Instabilidade
  2. Perda de desempenho
  3. Travamentos
  4. Não carregamento do ambiente gráfico etc.

Resumindo, o que se deve pensar na hora de obter equipamento para rodar Linux é se este será suportado apropriadamente pelo sistema, se os drivers para o equipamento são de código livre (open source) ou proprietários. No caso de ser um hardware com driver proprietário, deve-se ter certeza se já existe versão para o Linux, caso não exista e você compre, pode ter certeza que ao tentar usar você vai arranjar uma grande dor de cabeça...

Descobrindo se o hardware é suportado

Uma ótima maneira de saber se o hardware que você vai comprar é suportado pelo Linux é pesquisando na rede.

Você pode pesquisar o chipset do seu hardware (placa de vídeo, modem, controlador midi etc) e conferir no Hardware-HowTo para saber se é suportado nativamente pelo Linux, se existe algum driver em versão beta etc.

Deixo aqui um link para o Hardware How To.

Opte sempre que possível por um hardware suportado nativamente, mesmo que sejam mais caros, pois eles trabalham integrados com o kernel e ajudam na confiabilidade e estabilidade, além de ter grande ganho na performance total do computador.

Conclusão

Nunca se deve julgar um livro pela capa. Por isso, nunca compre equipamentos pela sua beleza exterior; compare, pesquise seu chipset, confira se ele será suportado no seu sistema.

Isso lhe ajudará a evitar muitas frustrações (algo que aprendi a duras penas).

Sem mais, desejo felicidades e deixo meus cumprimentos a quem, assim como eu, tem a coragem de testar novas possibilidades e migrar para o maravilhoso pinguim.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Coisas para fazer após instalar Fedora 16

Construindo uma URA (Unidade de Resposta Audível) no Asterisk 1.4.X

Instalação fácil do PHP com Oracle no Linux

Repositórios Multimídia no Debian 7

Painel de controle - vida fácil?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por annakamilla em 10/09/2009 - 19:37h

realmente o meu pc funciona nativamente com o linux. tive que tirar a placa de video pois estava dando problema não de compatibilidade, mas para testar o monitor que está com problema.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts