Olá! Sou estudante de computação e utilizei o que aprendi no segundo semestre para aprimorar um programinha que eu fiz. Acabei de lançar no SourceForge o
Tropycal RPG Engine 1.09.
Este programa é um motor de RPG no estilo RPG Maker, para qualquer um poder criar seus próprios joguinhos de RPG. É um programa modesto, porém com muitas qualidades.
Para começar, ele é e sempre será escrito apenas utilizando
Python e
Pygame. Com isso, este programa torna-se compatível com muitos sistemas, sem a necessidade de compilar, instalar, e coisa e tal.
Apenas instale o Python e o Pygame. Sendo que o Python vem nativo em 99,9 % das distribuições
GNU/Linux. ;)
Este motor de jogos é gratuito e de código aberto, assim como todos os jogos criados nele. Você pode personalizar este "motor de RPG" e criar o seu próprio motor para seu próprio RPG! Ou, se quiser algo bem fácil, pode utilizar o tutorial completo que está online e também no programa, juntamente com o editor gráfico, onde você pode desenhar seus mapas usando o mouse, criar ações e configurar o jogo.
Este motor utiliza uma linguagem de script que controla o jogo. Esta linguagem é formada de comandos que são escritos em arquivos de texto simples. Estes arquivos são gerados automaticamente pelo editor gráfico de nome Map_Editor, mas para deixar seu jogo mais interessante, você pode experimentar modificar estes arquivos, escrevendo o que o motor deverá fazer.
Para ter uma ideia, veja este script:
character("Andressa_feliz.png")
question("Olá ~myname~ ! Vamos para a praia ?")
O script acima mostra o rosto de um personagem (no caso a Andressa feliz), que é uma imagem no formato PNG. Ao mesmo tempo praticamente, exibe uma pergunta, com os botões de sim e não para responder; e com a mensagem:
"Olá ~myname~ ! Vamos para a praia ?"
Se o nome do seu personagem for Felipe, a mensagem que vai aparecer é a seguinte:
"Olá Felipe ! Vamos para a praia ?"
Na realidade, seu jogo será basicamente formado de arquivos de texto ".txt", imagens ".png" e sons ".ogg".
Se você errar o script, não se apavore. O motor ignora a maioria dos erros e continua o jogo, mostrando o erro no 'prompt', traduzido (se houver o arquivo de tradução).
Todo o código está bem comentado e indentado, tornando fácil a detecção de erros e o aprimoramento do mesmo. Pode ser usado para estudar a linguagem Python com Pygame.
Ele suporta:
- Arquivos de tradução, que podem traduzir o motor e o jogo;
- Batalhas;
- Grupos;
- Personagens com falas e personalidade,
- Animações no mapa;
- Ações no mapa;
- Ações com tempo, clima e passagem do tempo (dia, semana, mês, ano) com noite;
- Tempestade e estações.
Simula o crescimento de animais e vegetais, como no famoso "Harvest Moon". Suporta música de fundo, efeitos sonoros e de vídeo. No jogo que estou fazendo, consegui fazer pescaria, bilhar, mineração, missões, radar, rádio, e um mapa com outra perspectiva.
A versão 1.09 pode rodar um jogo diretamente do arquivo ".zip", sem obrigar o usuário à descompactar o arquivo.
Comece a criar seus RPGs, contar suas histórias, e distribuir pela Internet com o Tropycal RPG Engine 1.09! Explore o levíssimo site para aprender mais, e contribuir com este projeto.
Links
(Quando o jogo estiver pronto, espero ver seu personagem aqui.) :)