Dica testada no
Slackware 12.0.
Já aconteceu de acidentalmente você reinstalar o Windows após a instalação do
Linux? Se você já fez isso, sabe que quando o Windows é instalado ele sobrescreve a MBR. Ou seja, ele sobrescreve o LILO que estava na MBR!
Infelizmente o inicializador do Windows não reconhece partições do Linux. Então, nesse caso, você não poderá escolher inicializar pelo Linux. Por isso recomenda-se instalar o Linux após a instalação daquele, pois este reconhece as partições do Windows.
Se isso aconteceu com você, não tem porquê ficar preocupado. Não precisa reinstalar todo o sistema para recuperar o LILO. Basta seguir esses três passos:
1. Inicie (dê boot) pelo CD 1 de instalação do Slackware ou pelo DVD de instalação;
2. Preste atenção na primeira tela, que é mais ou menos assim:
Veja a linha que começa assim:
boot: hugesmp.s root=/dev/hda1 rdinit= ro
Pois bem, esse é o comando para inicializar o sistema pela partição do Linux se ela estiver em /dev/hda1. Essa linha é apenas um exemplo. Sua partição pode ser outra.
Se você sabe em que partição está o Linux, digite essa linha substituindo o /dev/hda1 pelo caminho da partição e pressione [ENTER]. Isso irá iniciar o Linux e você pode ir para o último passo.
Se não sabe em que partição o Linux está, leia as instruções ao final dessa dica de como sabê-lo e recomece os passos.
3. Vamos supor que sua partição de Linux seja /dev/hda5. Então após digitar o comando:
hugesmp.s root=/dev/hda5 rdinit= ro
Na primeira tela após a inicialização pelo CD, o sistema Linux será carregado.
Após carregar o Linux, em qualquer terminal, use o seguinte comando para reescrever o LILO na MBR:
# lilo -C /etc/lilo.conf (com o C maiúsculo mesmo)
Aparecerá uma mensagem assim:
Warning: LBA32 addressing assumed
Added Linux * One warning was issued.
Reinicie o sistema e seja feliz.
Descobrindo em que partição está o Linux
Vamos descobrir em que partição está o Linux. Após dar boot pelo CD 1 de instalação ou pelo DVD, tecle [ENTER], será pedido para que tecle 1 se deseja configurar o teclado.
Tecle [ENTER] novamente. Quando for mostrado "slackware login" no prompt, digite "root" (sem aspas) e tecle [ENTER]. Agora você está logado como root. Use o seguinte comando:
# fdisk -l
Isso listará todas as partições do HD. Procure pela partição do Linux na coluna System e sua respectiva partição em Device Boot ou Dispositivo Boot.
Pronto: agora você sabe em que dispositivo está o Linux. Anote-o para não esquecer. Pode reiniciar o sistema e recomeçar os passos.