Desde a primeira vez que instalei o
Linux no meu computador eu enfrentei um grande problema com reprodução e captura de áudio . Desde então eu vinha procurando uma solução para o problema, mas nenhuma funcionava, o ruído sempre estava lá para perturbar, não importando o quanto eu diminuía o volume do microfone para uma captura.
Este ruído é semelhante ao ruído causado por um fio de energia de alta tensão ou aquele que você escuta na sua rede elétrica durante uma noite silenciosa.
Testei todas as possibilidades relacionadas a configuração do sistema para ver se conseguia remover este ruído das minhas gravações, bom, isso durou mais de quatro anos, até que resolvi comprar uma placa de som off-board para testes, mas o problema persistiu.
Essa demora não ocorreu pela gravidade do problema mais sim por falta de interesse, e até porque só vim querer mesmo o funcionamento do microfone de 2014 para frente.
Sem mais delongas, vamos a solução que resolveu o meu problema;
aterramento.
Sim, isso resolveu o problema, e também tinha quase certeza disso porque durante noites silenciosas eu consigo escutar o ruído da energia na tomada.
Então fiz uma aterramento caseiro mesmo, sem normas e até mesmo sem haste, só por via das dúvidas, para não ter que gastar e depois não resolver. Problema resolvido! Agora consigo capturar o som do microfone sem ruídos.
Se você passa por problema semelhante, e nada tem resolvido seu problema, te aconselho a fazer um aterramento, e outra, se usa estabilizador, comprar um filtro de linha e deixe de usar estabilizador, pois o estabilizador pode gerar ruídos.
[1] Comentário enviado por vitorgatti em 31/08/2015 - 17:46h
então... com o Windows não precisava de aterramento?
mesmo assim, que bom que resolveu o problema!
Na verdade até no windows chiava, me lembrei disso a pouco tempo, por isso percebi que não era só controle de volume. O chiado do linux por excesso de volume é diferente do qual o chiado causado pela interferência.