Nesta dica apresento o
SwiftEasel. Todos conhecem o navegador Firefox, bem como suas novas versões experimentais, como o Minefield. Muitos conhecem um clone do Firefox, o Iceweasel. Como seu antecessor (o Netscape), o Firefox é um navegador de código aberto (embora o design gráfico e o nome sejam protegidos), com algoritmo Gecko-Mozilla.
O SwiftEasel seria mais um navegador baseado no código Mozilla, se não fosse pelo seu diferencial principal. No SwiftEasel, seus "builds" são binários otimizados (e estão disponíveis para download) para determinadas plataformas e arquiteturas de processador específicas! Assim você poderá ter um navegador projetado para seu
Linux e seu processador de 32 ou de 64 bits.
Agora temos navegador para 32 ou 64 bits, navegador para Intel ou para AMD, navegador para Athlon ou para Pentium, navegador para Debian ou para Ubuntu etc. Assim, se você usar por exemplo Ubuntu, pode ter navegador para Ubuntu, processador AMD 64 ou para Ubuntu, processador Intel, 32.
Os binários e os fontes dos diversos navegadores SwiftEasel podem ser baixados para sua plataforma Linux e sua arquitetura específica de processador a partir da URL:
Baixe a versão mais adequada para seu Linux e seu micro e instale de acordo com o método clássico que sua distro utiliza. Por exemplo, em Ubuntu, basta dar um duplo clique no arquivo .DEB.
Mais detalhes sobre o build mais adequado ao seu micro e distribuição:
Tenha, a partir de agora, um navegador especial para seu micro e sua distro!
Para comparação, nas figuras abaixo, o Konqueror mostra a árvore de diretórios do:
1) Firefox clássico, em português do Brasil (versão 2.0.0.14);
2) Firefox Experimental de teste (Minefield 3.1a1 pre, en_US);
3) SwiftEasel 3.0-RC1, "unstable", AMD Athlon, 64 bits, para Ubuntu.
Também mostra a tela inicial do Swifteasel.
Observe que o tamanho do pacote é maior no Minefield (37 arquivos) e no Swifteasel (38 arquivos). No Firefox clássico (29 arquivos), a biblioteca libxpcom_compat.so indica compatibilidade para várias plataformas. No Minefield 3.1 é usada a biblioteca libxpcom.so, modificada no SwiftEasel, para libxpcom_core.so, mostrando a compatibilização para plataforma e distro determinada.
Lembro a todos que quiserem testar ou fazer alterações, que os códigos Mozilla e SwiftEasel são livres, mas os nomes e designs gráficos são protegidos. Em caso de modificações, não altere os nomes e cite as fontes.
O autor agradece à Fundação Mozilla (do qual é colaborador) pela licença oficial autorizada para testes dos navegadores Minefield, tradução, uso de pacotes de linguagem e diversos complementos.
Estou fazendo testes iniciais com builds SwiftEasel especiais, modificados para uso em distribuições Linux em geral, AMD, Athlon, 32 e 64 bits e pacote RPM para Mandriva, 32 bits, processador AMD.