Alô, alô XOR (pessoas, AND (não-pessoas, caras de informática)) do Viva o
Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino®, trazendo para vocês informações da época em que a mãe do Mumm-Ra ainda usava fraldas.
Hoje, nós vamos aprender a testar o microfone diretamente pelo terminal em um sistema operacional que usa o
ALSA.
Para quem não sabe (infelizmente, os garotos nascidos sob a égide da ineficiência, dos bugs e do mal funcionamento do PulseAudio, o pior software para *nix ao lado do systemd), ALSA, ou
Advanced Linux Sound Architecture, foi a primeira (e até hoje a única) interface e API de áudio estável disponibilizada para
GNU/Linux, responsável por fazer todo o controle do sistema de áudio.
Outros programas, como o Phonon e o Jack, funcionam sobre ele para garantir que o sistema tenha um excelente, altamente configurável e, ainda assim, leve e simples de configurar.
Como manda o figurino, vamos testar o microfone. Para isso, abra um terminal qualquer e rode o comando:
arecord -l
O
arecord é um aplicativo de linha de comando que permite a captura e gravação de áudio. Isso mesmo, você pode gravar o que você quiser falar no microfone usando o terminal, garotão!
E o melhor, faz parte do pacote do ALSA! Como diriam os alemães, hell! Mas, voltando à dica, isso vai listar todos os dispositivos de gravação disponível em sua máquina e a saída vai ser algo parecido com:
**** List of CAPTURE Hardware Devices ****
card 0: PCH [HDA Intel PCH], device 0: 92HD87B1/3 Analog [92HD87B1/3 Analog]
Subdevices: 1/1
Subdevice #0: subdevice #0
Se você tiver mais de um dispositivo de captura, eles serão listados aqui. Agora, rode o comando:
arecord hw:0,0 -d 10 /tmp/test-mic.wav
Explicando:
- O parâmetro hw, se refere à placa e o dispositivo (ou, na saída do comando, card e device) que serão usados na gravação. Caso você só tenha um dispositivo de captura, você pode, tranquilamente, não informar esse parâmetro ao comando.
- O parâmetro -d 10, indica que você quer gravar 10 segundos de áudio apenas.
- Para gravar indefinidamente, não informe o parâmetro -d e use um Ctrl+c para encerrar a gravação.
- Como vamos apenas testar se o microfone está funcionando não preciso discorrer sobre o parâmetro -f, que determina o formato no qual o áudio será gravado - mas caso lhe interesse, leia a manpage do comando. Por fim, indicamos o nome do arquivo no qual a peça de áudio será gravada.
Após pressionar
Enter, fale dez segundos de qualquer "coisa bonita" que lhe venha à mente. Discorra sobre os pelos pubianos da Dercy Gonçalves, sobre como a Red Hat e a Canonical irão destruir o mundo GNU/Linux, sobre a cor do cavalo branco de Napoleão... enfim, são dez segundos e o microfone é seu.
Em minha época de operador de áudio, nós usávamos a frase: "...Alô testando, um, dois, três..." - trabalhar na Globo é coisa de maluco, entendam. O comando lhe indicará o fim da gravação, e aí é a hora de testar se gravou tudo corretamente.
Ainda no terminal:
aplay /tmp/test-mic.wav
Se tudo ocorreu bem, você vai se ouvir falando as coisas que disse, enquanto o microfone era seu. Se não ouvir, verifique se o microfone não está no mudo ($
alsamixer), se ele está conectado, essas coisas...
E com essa, eu me despeço de todos vocês, desejando horas e mais horas de compilação longa e próspera e uma vida nova no Slack original, conforme "Bob" Dobbs nos revelou.