Introdução
Há vários anos, sou testador Beta da
Fundação Mozilla, desde a época do Netscape.
Há alguns anos, demonstrei ser possível testar os
Firefox mais novos (ou qualquer versão), posto que Firefox é pré-compilado e roda "standalone", em qualquer distribuição:
Os antigos Firefox experimentais chamados "Minefield" são obsoletos há tempos.
Atualmente, há dois tipos de Firefox em teste (para posterior lançamento como a versão oficial): Firefox "Aurora" (completos, pré-lançamento) e Firefox "Central" (os mais novos e com recursos adicionais. "Pré-Aurora", podendo ser instáveis), além dos novíssimos "Nightly" e "Latest Nightly", que estão em início de testes, "Trunk" e "Latest Trunk", podendo ser instáveis):
A partir da versão 5, esses Firefox passaram a atualizar automaticamente, dispensando reinstalação.
Para os testadores, ainda há respectivamente 3 canais de atualização, em ordem crescente de data:
- Canal "Release" (os menos novos e estáveis, pré-lançamento).
- O "Beta" (testes para as versões a serem lançadas oficialmente em relativamente pouco tempo).
- E o canal "Nightly" (Firefox "Trunk").
Estes canais eram intercambiáveis, mas os testadores mais experientes costumavam trabalhar sempre no canal "Nightly". Desejando trocar o canal, isso era feito automaticamente, ou na configuração dele:
Porém, como alguns testadores trocavam o canal com frequência e isso causava mistura de versões, o time de desenvolvedores resolveu cancelar essa possibilidade de troca de canais:
Agora, é necessário sempre baixar o Firefox novo do canal que desejar.
Como obter e usar o Firefox novo
A. Primeiro, deve criar uma pasta para ele. Ex.: /home/usuario/Desktop/Teste:
cd /
$ cd ~/
$ cd Desktop
$ sudo mkdir Teste
$ cd Teste
Agora, escolha
GNU/Linux (ou Windows, se usá-la), para 32 ou 64 bits.
Conforme queira, escolha a versão: oficial ou futuro próximo, "Aurora", "Central", "Nightly" ou "Latest Nightly" (na data desta dica, versões 23-26, caso contrário, navegue ao link correto).
Oficial, atual versão 23, estável:
Em futuro próximo, próxima versão, 24 a ser oficializada. Estável:
Firefox Aurora, em testes finais, versões 24 e 25. "Testing":
Firefox Central, em testes, versões 25 e 26: "Testing":
Últimos Firefox "Nightly" (versão 25) e "Latest Nightly" (Versão 26) (podem ser instáveis). Apenas Inglês Americano, não foram traduzidos ainda. "Trunk" e "Latest Trunk":
B. Eu, geralmente, testo as mais recentes, "Nightly" e "Latest Nightly" em Português do Brasil. Baixe o Firefox que desejar, e salve na pasta "Teste" (veja acima, em
A).
Expanda:
tar -vxjpf NOME DO FIREFOX QUE BAIXOU.tar.bz2
Se preferir, use Ark, File Roller, ou mesmo o botão direito do mouse ("Extrair Detectando Sub-Pasta"). Detalhes de como expandir:
C. Dentro da pasta Teste, haverá uma outra pasta "Firefox" e dentro dela, um executável chamado "firefox" (nas versões antigas era um script. Não confunda com o "firefox.bin").
D. Importante: FECHE seu Firefox de sistema (se estiver usando), porque senão ele será prioritário. Deixe o do sistema, fechado. Pode desinstalá-lo, se não for mais usar.
E. Execute o Firefox, para abri-lo e ver se está funcionando:
./firefox
F. Funcionou? Feche por um momento, e de acordo com seu ambiente gráfico, faça um atalho (ou lançador, é um tipo de link simbólico) na sua área de trabalho, apontando para o Firefox expandido, na pasta dele.
É importante que o comando e o path, caminho de trabalho sejam feitos de maneira correta, ou o Firefox que abrir será o padrão do sistema.
Para o
KDE, a tela abaixo esclarece:
Para outros ambientes gráficos, pesquise na rede como fazer o atalho, mas geralmente é com o botão direito do mouse, ou mesmo via terminal.
Alguns detalhes sobre os atalhos:
G. Se tudo deu certo, a partir de agora, sempre que clicar no atalho, estará usando seu Firefox novo. Ele vai atualizar automaticamente, no canal correto, sem precisar mais ser reinstalado.
Na figura abaixo, eis o Firefox "Nightly", "Trunk", versão 26 (a mais nova em pt-BR) rodando com o canal de atualização "Nightly" ativado:
Para usar o do sistema, o padrão, simplesmente abra-o via terminal:
firefox
H. Complementos interessantes para os testadores são: "Nightly Tester Tools", "Quick Locale Switcher" e "Test Pilot". Instale-os, se desejar.
I. Seus marcadores, favoritos, complementos, deverão funcionar normalmente, contudo, se tiver dificuldades com deixar em Português (se não estiver), com
Flash Player, etc, consulte esta dica: