Tropycal RPG Engine BETA

Publicado por Felipe Ruiz Peixoto em 22/03/2012

[ Hits: 5.966 ]

Blog: https://www.ubuntu.com/

 


Tropycal RPG Engine BETA



Quem tem muita criatividade, e gosta de se divertir criando joguinhos para desafiar os outros, vai gostar deste meu novo projeto.

Criado a partir de um jogo chamado Dragon Hunt, este programa utiliza o Python e o Pygame para facilitar a criação de RPGs, no estilo do 'RPG maker'.

Por ter sido escrito em Python, ele pode ser executado em qualquer Sistema Operacional, e sua licença é a GPL, gratuito e de código aberto. Com um editor gráfico, onde você pode criar facilmente um jogo RPG utilizando o mouse para criar mapas e ações.

Se quiser personalizar mais o seu jogo, poderá ir nos arquivos de texto do seu jogo, e escrever o código simplificado que a Engine utiliza (TP-1), que é muito fácil de entender, e possui um tutorial em HTML completo.

Abaixo, vai algumas características do programa:

- Extremamente customizável, pode até alterar o tamanho da janela e dos 'tiles' (imagens que formam os mapas, itens, etc..), tema de cores, posição da interface, registrar ações para os botões do teclado ou Joystick, etc...

- Também tem suporte a traduções, onde cada jogo possui arquivos de texto com as linhas que traduzem o programa, e o jogo para qualquer linguagem.

- Os dias no jogo passam automaticamente, alternando entre dia ensolarado, noite, chuva e tempestade, cada um com mapas e sons característicos. Isto pode ser desabilitado se o usuário desejar.

- Possui suporte para músicas de fundo, de menu principal, efeitos sonoros e transições.

- Suporta personagens, podendo alternar entre eles (party), e exibir diálogos com os rostos deles, dar presentes, ser amigos ou inimigos e até brigar.

- Criação de animais e plantações, como no clássico simulador e RPG "Harvest Moon".

- Temporizadores e animações, inclusive "tiles" animados.

- Função "save/load"

-O jogador pode criar sua própria "playlist", tocando suas músicas no jogo.


As possibilidades são muitas, leia o tutorial que está incluso no programa, para saber tudo o que pode ser utilizado deste motor de RPGs.

Por enquanto, o ponto fraco do projeto são os gráficos, mas o programa dá suporte para melhorá-los, usando imagens maiores e alterando configurações de tamanho (não testado).

Códigos

Exemplos de código desta Engine, lembrando que o editor faz os códigos automaticamente para você (como por exemplo, o temporizador: timer):

- info("Meu primeiro rpg"):

Vai mostrar na área de mensagens o texto "Meu primeiro rpg".

- attack("Wolf"):

Faz o jogador entrar em uma batalha contra um lobo ("wolf").

- give("defense", 5):

Aumenta a defesa do jogador em 5.

- item("Knife"): Dá uma faca para o jogador

- talk("Felipe"):

Começa uma conversa com o personagem "Felipe", que dependendo do dia e da relação, poderá dizer "Bom dia" ou "Saia da minha frente". XD

- play_game_bgm("/sounds/musica.ogg"):

Toca uma música de fundo.

- timer("cronometro", 120, "active", "info(/-Meu primeiro rpg-/)"):

Cria um temporizador que exibe a mensagem "Meu primeiro rpg" a cada 12 segundos.

- party_add("Felipe") - party_player("Felipe")

Primeiro adiciona o personagem Felipe para o grupo do jogador, depois muda o personagem atual para jogar com Felipe.

Leia o tutorial para aprender sobre o recurso "party" e o arquivo "hero_changes.txt".

Requerimentos e Links

  • Requer Python e Pygame instalados NO MESMO LOCAL.
  • Não requer instalação.
  • 250 MB de memória RAM.

Está em fase BETA (testes), mas já pode ser utilizado normalmente.

Link para downloads: http://sourceforge.net/projects/tropycal/files/"

- O arquivo BLANK é um modelo básico de jogo, em branco.

- O arquivo TP-1_TEMPLATE é um jogo básico, usado para testes.

- Os jogos são pastas que fica dentro da pasta "modules", cada pasta, um jogo.

Ainda está em desenvolvimento o jogo principal e completo da Engine, o Tropycal Paradise.

Se quiser o arquivo para ajudar a desenvolver, ou para comunicar algum erro ou sugestão, e-mails:
  • feliperuiz.sax.eletronic[at]gmail.com
  • felipeludo2011[at]gmail.com.

Divirtam-se criando RPGs e desafiando seus amigos.

E viva ao Software Livre!

Outras dicas deste autor

Geany IDE - Configurando comandos de construção

Rastreando seu computador com Python via e-mail

A conio.h para GNU/Linux

"RPG Maker" escrito em Python e Pygame

Link para várias modificações e Add-ons de Jogos

Leitura recomendada

Carteira de Bitcoin Electrum no Linux

Função para Abrir uma Interface do tkinter no Centro da Tela em Python

Executando comandos do Shell Bash pelo Python

Superkaramba sob x86_64

Como descobrir seu chat_id no Telegram

  

Comentários
[1] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 24/03/2012 - 01:11h

Só faltou um print do resultado final.


[]'s


[3] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 24/03/2012 - 17:41h

Agora sim, muito bom cara :D


[]'s



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts