Não é de hoje que quem trabalha com servidores sabe que é possível comprar servidores
Dell já embarcados com
Linux RedHat, tendo todo o suporte e assistência para eventuais problemas.
Porém, sempre tivemos uma deficiência no mercado de ver uma grande empresa fabricante de computadores desktop e notebook com uma distro de renome já instalado de fábrica.
Não podemos desconsiderar que com a chegada do governo Lula, o incentivo ao software livre foi importante e algumas marcas vendem equipamentos com distro Linux para baratear o preço, porém, muitos usuários se frustram com essas distros e vemos que isso acaba difundindo uma imagem negativa sobre o Linux.
Porém, parece que as coisas já estão mudando!!!
No início do mês de Maio estive em um evento da
Dell e no meio de uma palestra foi questionado o porquê deles não venderem desktop com Linux embarcado e homologado com todo o suporte e assistência técnica necessária, visto que eles já faziam isso com servidores... Um gerente executivo interrompeu a palestra para responder o questionamento, dizendo que a Dell já havia fechado um acordo com o
Ubuntu para venda de desktop.
Depois em conversa informal eu me apresentei e procurei saber mais sobre isso, visto que é de grande interesse da comunidade Linux ter uma marca fabricante de expressão no mercado estar atrelada a uma distro renomada, o que para eles seria substancialmente um ganho na venda de equipamentos.
Informalmente, ele me disse que por questões contratuais com a Micro$oft, eles não poderiam difundir essa informação em publicidade, mas que em breve já teríamos desktop à venda para os clientes pessoa jurídica.
Hoje pela manhã, dia 30/05, um amigo
Thiago Christofoli me disse para olhar o site do
www.ubuntu.com e para minha surpresa está estampado na página principal do site um notebook
Dell alusivo a divulgação da nova versão 11.04 do Ubuntu.
E aí... podemos chegar a alguma conclusão?
Questionamento:
Acho que todos nós somos a favor de ter uma grande fabricante de computadores distribuindo Linux embarcado e homologado com suporte. Não estou aqui querendo fazer propaganda para a Dell, porém, acho que a maioria gostaria de comprar um computador, seja ele
HP, Dell,
Positivo,
Acer,
Asus,
Intelbras e etc.
Comentem sobre isso, quem sabe fazendo barulho eles não colocam essa idéia em pratica de forma rápida abrindo o mercado também para pessoas físicas!