Isso aconteceu comigo com um notebook Semp Toshiba IS1522 com uma placa de som Via VT82xx (uma pechincha, diga-se de passagem), mas já vi relatos de pessoas com esse problema com outras placas também.
Não sou especialista em Ubuntu, instalei ele em meu notebook pois era a única distro que eu tinha em CD no momento.
Enfim, percebi que algumas vezes que quando eu subia meu Ubuntu ele não tinha som e aparentemente estava tudo certo, módulos carregados e tudo o que manda o figurino.
Pesquisando, vi em algum fórum alguém com um problema de som no Ubuntu com um notebook da HP e o problema era parecido com o meu e então indicaram esse tópico no Ubuntu Forums:
Que ensina como a pessoa deve proceder para o usuário compilar o Alsa para resolver alguns problemas de som. No final do artigo, discretamente o autor diz:
"There's no solution for the 'no sound after Windows yet, but..."
Em português... "Não há solução para o problema de não ter som após o Windows, mas...". Então eu pensei e era verdade, toda vez que eu estava no Windows e ia para o
Linux ele voltava sem som e "do nada" o som voltava.
Bem, não era "do nada".
Continuando...
"2.1 If you are in Windows unplug the AC cable and plug it back after you logged into Ubuntu.
2.2 If you are already on Linux after a Windows session and you didn't follow point 1.1estat, Unplug the AC cable, then SHUTDOWN , not restart the computer. Start it again manually and plug the cable back after you logged into Ubuntu"
"Se você está no Windows, desligue o cabo de energia e ligue-o novamente após se logar no Ubuntu.
Se já está no Linux depois de uma sessão do Windows e você não seguiu o que foi dito acima, desligue o cabo de energia, DESLIGUE, não reinicie o computador. Inicie novamente e ligue o cabo após se logar no Ubuntu".
Bom, eu achei que isso não tinha absolutamente nada a ver, mas resolvi seguir a dica e funciona de verdade :)
Então, fica aí a dica para o pessoal que tem o mesmo problema. Esse é um problema pouco relatado, na verdade, até que eu gostaria que alguém me explicasse o que tem a ver o Windows e o cabo de energia com o som do Linux.
Mas o que importa é que funciona, e eu já estava com outro terminal aberto no make menuconfig... imagina o trabalho à toa que eu não ia ter?