O Vim, como alguns de vocês devem saber, é o mais completo, maravilhoso e fantástico (sim, sou um "Vim Lover" assumido!) editor de textos que existe atualmente, e dentre as suas várias características está a possibilidade de automatizar tarefas com o uso de plugins escritos na linguagem de script do próprio Vim.
Numa de minhas andanças pela página oficial do projeto (www.vim.org) acabei encontrando um plugin excelente, que de tão simples é indispensável para aqueles que usam o Vim para programar (e até mesmo editar textos). O plugin em questão é este aqui:
Ele é um "autoclose", ou seja, ele automaticamente fecha caracteres que são utilizados aos pares, como parênteses, colchetes, chaves e o que mais você bem-entender (e configurar!). É como nas grandes IDE's que automaticamente fazem isso por você, evitando com que não haja preocupação em se lembrar de fechar aquela bendita chave aberta lá no começo do seu código.
Para usá-lo é simples:
1 - Baixe o plugin
2 - Mova-o para o diretório /usr/share/vim/vim7x/plugin (ou se preferir para ~/.vim/plugin)
Pronto! Agora basta executar o Vim é o plugin será carregado automaticamente.
Se quiser baixe também o "help file" dele e copie para /usr/share/vim/vim7x/doc (ou ~/.vim/doc), chame o vim e em modo de comando faça: