Resposta de
brmagalhaes em 30/04/2007 - 17:17h:
* brmagalhaes usa Debian
* brmagalhaes tem conceito: nenhum voto.
Ola amigo..
tive esse problema a uns tempos quando comecei a configurar maquinas virtuais pra amigos testarem o linux.. nao conseguia nem rede, internet ou compartilhamento. Descobri a solução nas propriedades do vmwre onde a ehternet deve ser dada por NAT, depois disso.. foi so compartilhar o windows que o smb enxergava.. ou criar uma pasta pelo samba que o windows tinha acesso...
qualquer duvida pode perguntar..
[]´s
Resposta de
xshadow em 01/05/2007 - 02:57h:
* xshadow usa Debian
* xshadow tem conceito: 10.0




Olha, o que nosso amigo disse acima está correto, mas eu tenho preferencia por fazer a configuração de rede do linux no vmware manualmente no lugar de colocar em NAT, pois se você tentar um acesso de fora, o NAT não vai permitir pois o a rede do seu linux será meramente virtualizada e comunicará apenas com seu micro. Minha dica é, configure o linux manualmente e ative o samba, assim de qualquer outro lugar desde que com ssh funcionando você poderá logar em sua maquina virtual sem precisar do vmware view para fazer isso.
Resposta de
mcnd2 em 05/05/2007 - 21:50h:
* mcnd2 usa Debian
* mcnd2 tem conceito: nenhum voto.
Vlw pela explicações acima.
Eu até consigo conectar na internet pelo linux no VMWare colocando pelo device do vmware NIC 1 - NAT, mas como é que eu configuro manualmente usando device NIC 1 - Bridged ou Host-Only?
Quando coloco bridged ou host-only eu não consigo conecção com a internet e nem com o windows.
Como configurar uma conta no samba?
Resposta de
brmagalhaes em 06/05/2007 - 01:54h:
* brmagalhaes usa Debian
* brmagalhaes tem conceito: nenhum voto.
ola amigo..
depois de responder seu email fiz uma pesquisa e encontrei isso:
"Em "Network Conection" você vai definir como o sistema irá se conectar a rede. Seguem as opções:
Bridge - Essa conexão usa o adaptador de rede físico do sistema host como uma ponte para a rede externa. É importante esclarecer que se o sistema host estiver fora de uma rede, esse tipo de conexão entre a máquina virtual e o sistema host não funcionará.
O motivo é que como o adaptador de rede do sistema host é a "porta de entrada" da máquina virtual, ele precisa estar ativado. E ele só pode ser ativado quando estiver conectado a uma rede. Para fins de teste, você poderia ligar o sistema host a um hub comum. Na verdade só existirá um micro ligado ao hub, mas isso será o bastante para ativar o adaptador e quando você comunicar o sistema host com o guest poderá ver inclusive tráfego de rede entre os "dois" computadores através dos leds do Hub. Outro macete seria instalar uma segunda placa de rede no micro e ligar um cabo cross-over entre as duas placas dispensando assim o uso do Hub.
NAT - Na conexão Bridge precisamos de um endereço IP disponível para a máquina virtual e existem casos, em ambientes corporativos por exemplo, onde nem sempre temos os IP's disponíveis. Nesse caso podemos usar esta opção para criar uma conexão com a rede através de nosso sistema host, assim o IP do sistema host será compartilhado com as máquinas virtuais, dando acesso a elas aos serviços disponíveis na rede.
Host-only - Essa opção é igual a NAT, porém o sistema guest só vai ter acesso ao sistema host e a nenhum outro serviço externo, como Internet por exemplo.
Do not use a network connection - Sem conexão de rede. "
fonte:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4951&pagina=6
....
Resposta de
brmagalhaes em 06/05/2007 - 01:54h:
* brmagalhaes usa Debian
* brmagalhaes tem conceito: nenhum voto.
bridged
"A dica a seguir vai ser útil para quem usa o VMWare em máquinas Windows com 2 (ou mais) placas de rede no modo "Bridged" para executar máquinas virtuais Linux.
Caso você mude a placa de rede que está conectada (por exemplo, sair de cabo para wireless), o VMWare pode deixar de conectar à rede.
Para configurar qual placa de rede será usada como "Bridge" do VMWare, pode-se utilizar o utilitário vmnetcfg.exe, que está na pasta de instalação do VMWare Player.
Para fazer a configuração, na segunda aba deve-se desativar o modo automático e na terceira aba configurar qual placa de rede será associada à rede VMnet0.
Este utilitário pode ser usado também para outras configurações de rede do VMWare."
fonte:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8030
Resposta de
mcnd2 em 06/05/2007 - 02:07h:
* mcnd2 usa Debian
* mcnd2 tem conceito: nenhum voto.
Vamos ver se eu entendi?
Para eu ter acesso a maquina virtual configurando ela com o NIC 1 - Bridged eu tenho que ter uma rede real de micro para micro ou colocar outra placa de rede ou um hub só para ativar o adptador supondo que esteja em uma rede real e não virtual?
Então neste caso eu não posso ter acesso do Windows a maquina virtual (Linux) e nem a virtual (Linux) acesso a do windows?
Resposta de
brmagalhaes em 06/05/2007 - 02:22h:
* brmagalhaes usa Debian
* brmagalhaes tem conceito: nenhum voto.
hum.. na verdade bridged faz a ponte do seu vmware com a rede interna do pc que está instalado
look :
"Bridged Network: A máquina virtual acessa diretamente a sua rede local, como se tivesse sua própria placa de rede. Você pode inclusive instalar um servidor Web e disponibilizá-lo dentro da sua rede local ou mesmo para a internet. O sistema convidado tem seu próprio endereço IP e suas próprias configurações de rede, tudo isolado do sistema host. "
>> Então neste caso eu não posso ter acesso do Windows a maquina virtual (Linux) e nem a virtual (Linux) acesso a do windows?
pode... caso vc tenha uma rede interna e precise realmente incluir o vm nesta. se nao.. muitos aconselham a nao fazer, pois a seguranca eh comprometida.. ( nao posso te responder a certeza pois sempre gostei de usar nat.. rapido e facil ^^ )
[]´s
Resposta de
mcnd2 em 08/05/2007 - 22:17h:
* mcnd2 usa Debian
* mcnd2 tem conceito: nenhum voto.
Vlw pela dica!
Vou continuar a usar NAT.
Obrigado por te tirados essas dúvidas.