Mestre?! Sei... :)
Vocês conhecem muitos mais ambientes que eu.
Não sabia desse Pekwm. Realmente, muito interessante.
E ainda mais agora que fiquei mais confuso ainda! Você está usando o Manjaro como distro principal...
Tá certo que é um Arch-like, mas agora pirei! :)
Neton, pensei que fosses Debiano!
Você é mestre e dos bons, ou seja, um mestre Sênior, heheheh.
Eu que disponho apenas de conhecimentos limitados do Linux, e me considero um médio Design e um péssimo programador só resta me aventurar por esse oceano de opções e sabores que é o nosso querido pinguin.
A minha relação com Debian é necessária, preciso de algo estável para meus clientes, algo que não quebre, e fácil de mexer. As opções são Debian e Slackware, mas o Slackware, apesar de ser mehor que o Debian (minha opinião) é mais chato de trabalhar.
Minha relação com os debianos se estreitou mais, quando conheci o projeto do elementary OS em 2011. E quando saiu a primeira ISO de teste do Luna, reportei vários erros e ajudei no refinamento do Tema GTK, ícones, e reescrevi algumas coisas no Phanteon para poder funcionar o Audio, algo que a equipe não tinha conseguido. No beta 2, um erro na comunicação com o Hardwere fez com que vários teclados de notebooks não fossem reconhecidos automaticamente, dei mas esta contribuição para a distribuição, consertando o problema.
Ajudei o elementary por acreditar que faria sucesso, e acima de tudo, por entender que o Gala pode ser o melhor gerente de desktop. E acho que tava certo, o elementary não para de subir no Distrowatch, a cada dia novos usuários, principalmente vindos dos sistemas proprietários (os logs de download da ISO mostram isso). Mesmo baixando apenas para conhecer a distro, imagino que já seja o primeiro passo. O sucesso do Gala já pode ser medido pelo fato da equipe do XFCE já assumir que pretende usá-lo como gerente em um futuro próximo.
Hoje ainda ajudo o elementary, estou debugando ISIS, Serguey Davidoff ficou meu amigo pessoal, pessoa com a qual gosto muito de trabalhar. Estamos trabalhando no ulatencyd, e reescrevendo o Zram, aprendo muito com ele, e essas duas ferramentas podem dar um Up de desempenho fantástico. Em breve vamos trabalhar em algo como o prelink, escrito em Vala, pois a versão atual pode causar quebra geral do sistema.
Pq não uso elementary como distro principal? Por ser baseada em Ubuntu, se fosse no Debian eu usaría, e se fosse no Arch ou Gentoo, com toda certeza.
Bem, eu na verdade sou do estilo KISS, quanto mais simples e mais leve melhor, e gosto de Rolling-Release, na verdade eu sou fã do Sabayon, mas ultimanente não estamos nos entendendo muito bem. Procurando outro rolling, tentei o Arch, mas não rolou química, quebrei o sistema 3 veses em duas semanas, desisti.... Tentei o Manjaro, intalei a versão 0.8.7, e foi rolando até a atual, sem nenhum problema.
O Manjaro é muito fácil de mexer, instalar, manter. O AUR é fantástico, muito melhor que PPA do Ubuntu. O repositório do Arch já é grande, o Manjaro acrescenta mais ainda. Até hoje não teve um programa que precisei e não tinha nos repositórios.
Outra coisa importante é a opção por um Kernel mais estável e não a última versão, e ele não rola sozinho, mas estão todos lá nos repôs, se quiser instalar fique a vontade.
Ou seja! O Manjaro é uma ótima opção. Só tenho boas notícias sobre ele.