Anterior Proxima

Cluster beowulf

Olá pessoal, eu resolvi automatizar o processo de instalação de um cluster usando o shell do GNU/Linux. Aí vou mandando o script para que vocês possam implementar, melhorar. Este foi criado para rodar programas de forma paralela (no caso usei MPI). Este cluster foi testado no Ubuntu 12.04 e Debian 7!! Adaptem como queiram!!!

Por: maxshu


Automatizando a criação de Virtual Hosts no Debian

Devido a correria, é necessário às vezes sacrificar 20 minutinhos do nosso tempo para tentar automatizar algumas tarefas massantes do dia a dia. Este script é um gerador de Virtual Host em distribuições Debian (e outras que utilizam o padrão de pastas /etc/apache2) bem simples. Basta baixar o script e dar permissão de execução: # chmod +x vhost-creator.sh E executá-lo informando o nome do vhost e o caminho para o projet: # ./vhost-creator.sh -h teste.meusite.com -d /var/www/html/meusite Git do projeto: https://github.com/msfidelis/VHostCreator

Por: Matheus Fidelis


Instala o JAVA 8 no Debian

Para quem "acha" a instalação manual do JAVA "chatinha", segue o script. Verifica a presença do OPENJDK e remove. Insere repositório, insere chave, atualiza, instala e no final mostra a versão.

Por: Marcelo Oliver


Calcular sub-rede, listar e salvar MACs e IPs da rede local

Script para calcular a sub-rede, salvar todos os endereços MACs e endereços IPs ativos da sua rede local, em arquivos de MACs e IPs, respectivamente. Pode ser executado para listar e salvar todos os MACs e IPs, ou apenas as máquinas informadas em tempo de execução.

Por: Renato Araújo


Atualização e Instalação de Programas no Fedora via Script

Muitos têm dificuldades em deixar o Fedora mais amigável, com drivers de áudio e vídeos instalados, prontos para uso como o Mint e o Ubuntu o fazem. Assim como uma gama de programas essenciais, pelo menos os julgo como tais, para uso. Pensando nisso, resolvi criar um script básico, porém valioso, contendo todos programas essenciais para o Fedora em especial para aqueles que estão se aventurando no mundo do pinguim. O programa eu batizei de FedoraUpDate, uma analogia ao recente comando de atualização dnf update. O início possui um comando de instalação de três softwares para fins de embelezamento: cowsay, screenfetch e sl. Logo após, existirá uma interação entre usuário e software que dará o passo a passo da instalação. É só seguir! Todavia, antes de iniciar o programa abra o terminal e execute o comando: $ sudo dnf update -y && sudo reboot Peço isso, para não haver conflito dos kernel-headers, pois uma nova versão do Kernel será instalada, porém os kernel-headers antigos permaneceriam, podendo causar conflito com o VirtualBox. Após atualizar o sistema com os repositórios do Fedora e com o sistema reiniciado, abra o FedoraUpDate e faça o seguinte: na pasta onde o script do FedoraUpDate está salvo, no meu caso está em /home/italo/Downloads/Shell_Script, logo farei via terminal "cd Downloads/Shell_Script" localizando-o; em seguida dê um ls no terminal para listar os arquivos contidos na pasta, perceba que o FedoraUpDate está presente, faça o comando: $ sudo chmod +x FedoraUpDate.sh Para dar ao programa permissão de execução. Logo após, faça ainda no terminal: $ sh FedoraUpDate.sh Para executá-lo. Pronto, o programa está rodando. Por fim, espero que este pequeno tutorial e script os ajudem na usabilidade do seu GNU/Linux Fedora. Que complemente suas bases de aplicativos e facilite o uso do sistema. Simplório, sim. Porém objetivo em suas ações. Viva o Linux! Sejamos Livres!

Por: Italo Muryllo Tosta


Firewall iptables

Firewall simples, para uso doméstico construido usando o iptables, Vim <3, e o Ubuntu 14.04.

Por: Pedro Henrique


Check bandwidth para Nagios

Script concebido para checagem de bandwidth para Nagios. Ele gera performance data, possibilitando integração com serviços como PNP4Nagios e Nagiosgraph. Não possui limiares de warning ou critical por enquanto.

Por: thinomar


Verificando roteamento em vários servidores Linux

Script bem simples para conectar em vários hosts automaticamente usando SSH e pesquisar por rotas tanto no arquivo interfaces quanto as que estão em execução (route -n).

Por: Sergei Martao



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts