Anterior Proxima

Monitoramento simples de servidores

Este script, que se encontra na versão 1.0, faz um monitoramento simples (IP e portas) de seus servidores ou equipamentos. Você informa quais máquinas e portas serão monitoradas pelo script. Para isso altere o arquivo de configuração "monitor.conf" conforme os comentários.

Por: Alessandro Dias


Cadastro automatizado para DHCP, Sarg, ethers e hosts

Script desenvolvido para receber nome do usuário e endereço MAC para cadastrá-los nos seguintes arquivos: - /etc/dhcp/dhcpd.conf Para o correto funcionamento, a parte final do arquivo tem que ser como no exemplo abaixo independente das configurações iniciais: host Note-branco-vistante-1 { hardware ethernet 30:f9:ed:db:37:50; fixed-address 192.168.0.15; } host Note-Preto-vistante-2 { hardware ethernet a4:1f:72:fd:40:9f; fixed-address 192.168.0.16; } }}} - /etc/ethers Para o correto funcionamento, o IP deverá ser separado por 1 espaço do MAC, e o MAC de quem ainda não foi cadastrado deverá ser aa:bb:cc:dd:ee:ff (sendo possível alterar no script): 192.168.0.21 aa:bb:cc:dd:ee:ff 192.168.0.22 aa:bb:cc:dd:ee:ff - /etc/sarg/sarg.usertab - /etc/hosts - O IP usado será o próximo disponível no dhcpd.conf (portanto, o dhcpd.conf deverá ter pelo menos 1 cadastro) - Validador de MAC - Limitador de IP - Atualização automática da tabela ARP (arp -f) - Restart automático do dhcpd (/etc/init.d/isc-dhcp-server restart) Espero que ajuda alguém e sugestões/críticas são muito bem-vindas. PAZ!

Por: Felipe


Firewall para web server

Esse é mais um simples script para ser usado em servidor web, dá pra ter uma ideia do que usar e talvez do que não usar.

Por: Perfil removido


Backup via FTP

Esse script cria um backup no formato tar.gz e envia para um servidor FTP, o mesmo é usado em ambiente de produção sem problemas, no meu caso foi adicionado uma rotina no CRON para controlar a execução do mesmo.

Por: Saulo Gomes


Monitoração Web com Perl

Este script tem como principal objetivo a criação de um servidor web para exibição de informações de monitorações coletadas do servidor em questão. Para maiores informações de utilização/configuração do script acesse a dica abaixo: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Monitoracao-Web-com-Perl/

Por: Leonardo Berbert Gomes


Escrita de número em hexadecimal em Assembly Puro para Linux 64bits (Nasm - Netwide Assemble)

A primeira versão deste código foi publicada no formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-hexadecimal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assemble/ Esta versão foi criada no formato de 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante ao outro, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. interrupção de escrita 32 bits = 4 interrupção de escrita 64 bits = 1 interrupção de encerramento 32 bits = 1 interrupção de encerramento 64 bits = 60 chamada de interrupção 32 bits = "int 0x80" chamada de interrupção 32 bits = "syscall" registradores usados no código com interrupções de 32 bits = eax. ebx, ecx, edx registradores usados no código com interrupções de 64 bits = rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.

Por: Perfil removido


Cópia de arquivos

Olá, sou iniciante em Shell Script e estou gostando muito de estudar o mesmo. Segue meu primeiro script. Se possível gostaria de sugestões de melhorias, entre outros. Espero que gostem. =D Função do script: Copiar arquivos de determinada extensão, mantendo a raiz de diretórios. Muito útil pra backups.

Por: Diego Barcelos


Criando usuário no sistema operacional Debian 8

Script básico para adicionar usuário no sistema operacional Debian 8 "Jessie", no qual pergunta qual o nome do usuário e login.

Por: Perfil removido



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts