Anterior Proxima

Função Desvio Padrão

Este script possui uma classe em php que calcula o desvio padrão e uma classe para usar o desvio padrão.

Por: José Cleydson Ferreira da Silva


Um parser para tratar opções passadas para um programa em C

Este programa utiliza a função getopt do arquivo de cabeçalho unistd.h para tratar opções simples passadas a um programa em C. O uso de um parser costuma simplificar bastante a tarefa de tratar argumentos passados ao programa. No exemplo abaixo eu considero três opções fictícias x,y e z que podem ser passadas para o programa, se que a opção -z requer algum argumento. Eu falo com mais detalhes sobre essa função num post que escrevi no meu blog: http://muitosmundos.wordpress.com/2010/05/13/tratando-argumentos-passados-a-um-programa-em-c/

Por: Elder Marco


Matriz de Hilbert e resolução de sistemas lineares

Uma matriz de Hilbert é uma matriz quadrada com a seguinte forma: H_{ij} = \frac{1}{i+j-1} Aqui vamos mostrar como resolver um sistema linear HX=b utilizando o octave, onde H é uma matriz de Hilbert.

Por: Daniel Moreira dos Santos


Script de backup em CD/DVD

Script de backup em CD/DVD. O mesmo funciona com o dialog. Comando para instalar as dependências do script (Debian e derivados): # apt-get install mkisofs cdrecord dvd+rw-tools

Por: Davi Rodrigues


Script de controle do serviço TFTP

Escrevi um artigo agora pouco sobre backups de roteadores cisco utilizando-se de TFTP e da ferramenta PANCHO: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Backup-de-roteadores-Cisco-com-o-TFTP-+-Pancho-Slackware-13/ Enfim, achei interessante postar aqui este simples script shell que utilizamos para iniciar, parar ou reiniciar o serviço. Espero que seja útil.

Por: Rafael Bruno de Almeida


Calculadora de hash

Programa simples que gera o hash de acordo com a escolha.

Por: Diogoryu


Freeradius 2.x.x - Monitoração

Olá a todos do vivaolinux! Aqui vai a minha primeira contribuição para o site através de um script simples para a monitoração do Freeradius (no caso a versão utilizada é a 2.1.8). Antes de mais nada, estou assumindo que você tenha um servidor de Freeradius pronto e funcionando. Como a maioria já deve saber, a partir da versão 2 do Freeradius o SNMP não é mais suportado e a monitoração só é possivel via comando :( Antes de executar o script abaixo, ***LEIA*** o Wiki http://wiki.freeradius.org/Status e o README dos scripts no fonte do Freeradius. Isso é importante devido a dois fatores: 1º - É necessario ativar essa monitoração (conforme descrito no link acima); e 2º - O comando descrito no site NÃO funciona. Eu, pelo menos, tentei de tudo quanto é forma, mas não deu certo, sendo assim, caso tenha curiosidade, com algumas modificações o comando passa a funcionar: echo "Message-Authenticator = 0x00, FreeRADIUS-Statistics-Type = 35, FreeRADIUS-Stats-Client-IP-Address = 127.0.0.1, FreeRADIUS-Stats-Server-IP-Address = 127.0.0.1, FreeRADIUS-Stats-Server-Port = 1812" | radclient 127.0.0.1:18120 status adminsecret O comando acima retornará, os seguintes valores de amostra: Received response ID 52, code 2, length = 224 FreeRADIUS-Total-Access-Requests = 25 FreeRADIUS-Total-Access-Accepts = 69 FreeRADIUS-Total-Access-Rejects = 16 FreeRADIUS-Total-Access-Challenges = 0 FreeRADIUS-Total-Auth-Responses = 85 FreeRADIUS-Total-Auth-Duplicate-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Auth-Malformed-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Auth-Invalid-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Auth-Dropped-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Auth-Unknown-Types = 0 FreeRADIUS-Total-Accounting-Requests = 15 FreeRADIUS-Total-Accounting-Responses = 15 FreeRADIUS-Total-Acct-Duplicate-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Acct-Malformed-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Acct-Invalid-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Acct-Dropped-Requests = 0 FreeRADIUS-Total-Acct-Unknown-Types = 0 ATENÇÃO: O "adminsecret" é a chave padrão para checar o status do servidor, ela pode ser alterada posteriormente. PS1: O freeradius que utilizo atualmente foi instalado via yum em um Fedora Core 12 x64. PS2: Coloquei os comentarios em inglês e não tive tempo de coloca-los em portugues. Sem mais, segue o script.

Por: Tiago MDR


PHP5 gravando, recuperando e deletando imagens no banco de dados MYSQL

Neste script você vai ver uma das milhares maneiras de manipular arquivos binários no banco de dados MySQL.

Por: vitor nascimento



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts