removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 29/09/2015 - 23:48h
GustavoValerio escreveu:
erisrjr escreveu:
GustavoValerio escreveu:
...
Se Android for uma distro Linux, o OSX é Unix!
...
"Pior" que o Mac OSX é Unix, com direito a certificação do "TheOpenGroup" e tudo:
http://www.opengroup.org/openbrand/register/
Alias, dos sistemas certificados para uso em PCs "Intel x86", existem apenas o Solaris da Oracle e o Mac OSX, ja que os macs atuais não passam de PCs "de grife".
O Android não é uma distribuição como o Debian ou Red Hat, posto que o android possui vários componentes diferentes (dalvik, não usa o xorg etc). Mas considerando que Linux é nome do Kernel e que o Android o utiliza, não acho errado chama-lo de um sistema Linux (Como tantos outros sistemas embarcados que também usam o Kernel Linux).
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42
Mas é essa a essência!
A classificação baseada em interesse!
A Linux Foundation classificou o Android como Linux por outras questões, pois nem um dos engenheiros do Android o considera como tal!
Mais eis que surge o Google, como um "Gold member" né! kkkkkkkkkk
http://www.linuxfoundation.org/about/members
Algo que li estes dias, é que embora ESX da VMware tenha claramente características de um sistema Unix-like ao logar via console. Tem gente na VMware que não o considerava um tipo de Unix, justo pela interação com o usuário ter sido pensada para não ser feita via terminal (Ainda que ele esteja la), e sim usando os utilitários gráficos. Posicionamento semelhante ao seu sobre o Android X Linux.
Agora, a Linux Foundation considerando quem usa o Kernel Linux, um sistema Linux (Para mim algo bem razoável), me parece correto classificar o Android como Linux.
A questão é que usamos por comodidade o termo Linux para classificar não apenas o kernel, mas o conjunto de software que forma o sistema operacional, indo alem do kernel, uma "distribuição" completa. Mas se você pensar em uma distribuição, como o conjunto do kernel somado a interface de interação com o usuário (Seja ela qual for) e softwares aplicativos, ainda assim o Android "cabe" na definição. Embora seja claramente diferente na forma de interação com o usuário de distribuições usadas em um desktop por exempĺo(Supondo que não use o Android X86), como o Debian.
*Algo interessante pode ser a fusão do ChromeOS com o Android, mas não sei em que pé esta e qual sera o resultado.
Ja para o OSX, embora a interação com o usuário seja feita a priori pela interface gráfica e esta seja diferente do X (Entre outros componentes diferentes, como o launchd no lugar de algum init "classico"), o terminal esta presente e você pode usa-lo para muitas tarefas e isso fica mais evidente ao ver softwares como o cups, servidor SSH e samba a distancia de um clic(Ou alguns comandos). No final ele atende aos requisitos para certificação Unix e a Apple fez questão de certifica-lo, de dizer que o seu sistema operacional é um Unix.
Resumindo, eu penso assim:
Se algo usa o kernel Linux, é Linux. Assim como o Debian/KFreeBSD e o ArchBSD são FreeBSD.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42