philips
(usa Outra)
Enviado em 25/04/2008 - 11:39h
Boas amigo...
Sou aluno do 4º ano de Sistemas de Informação e, no meu curso, há uma enfase muito grande em programação em redes/Web. Além disso tenho grande afeição por essa área.
Por isso eu gostaria de falar sobre uma coisa que eu aprendi e que, com isso, espero ajudar a todos.
Independente do meio de conexão (Discada, ADSL - "discada" ou "roteada", radio, etc) os provedores de acesso NÃO podem fazer qualquer tipo de bloqueio, por serviço/porta das conexões que eles prestam, ao menos que isso esteja bem claro e explicito no contrato. Eu uso a Speedy da Telefonica há 2 anos e eles nunca bloquearam nada e confirmam isso através da central de atendimento e outros meios de contato. Mas usei por muito tempo internet discada, mas isso nunca me impediu de manter meu apache up servindo páginas de internet aos amigos/parentes.
Segundo a Anatel, nenhum tipo de bloqueio é constitucional, ao menos que esteja implícito no contrato que voce aceitou. Dessa forma, se for percebido que há algum tipo de bloqueio por parte do provedor sugiro, primeiro, que entre em contato com o provedor pedindo explicações, não se esqueçam de pedir um protocolo de atendimento. Depois há duas alternativas (com o protocolo em mãos):
> Procurar o Procon da sua cidade
> Procurar a Anatel (Via atendimento 0800)
Em ambos devemos informar o ocorrido, assim como o protocolo de atendimento.
Não quero dizer aqui que os provedores não fazem o bloqueio de certos serviços/portas, mesmo sendo conexões domésticas. Só quero dizer que caso não esteja explicito isso no contrato esse bloqueio é inapropriado, por isso denunciem! (ou então muda a porta do apache do lugar...:):):) )
Pode ser "utopismo" isso, mas a partir do momento que todos nós conhecermos os nossos direitos (E DEVERES) o nosso trabalho, nossa casa, nosso bairro, cidade, estado, pais, etc...estará na mão de quem é, de direito, dono: nós.
"Vamos cobrar direito quem nos deve e pagar justo o que devemos."
E viva o linux!!!
Philips