JoaoDamasceno
(usa Outra)
Enviado em 23/11/2018 - 15:23h
Bem, é isso...
Seria o AUR o equivalente Arch dos PPA's no mundo Debian-based?
Pesquisando sobre questões como "
AUR quebra sistemas?" me deparei com muitas questões que relacionavam os pacotes da comunidade do Arch (os AUR) com os PPA's do Ubuntu e derivados, com o propósito, óbvio, de demonstrar que o Arch também pode ser tão falho, tão vulnerável quanto o Ubuntu, se você se utilizar das "facilidades" dos pacotes contidos nos repositórios da comunidade (o AUR).
Pois vamos lá:
- Até que ponto o AUR e os programas que realizam os procedimentos no AUR (como o yay que acho excelente e inclusive é o que eu uso) ou outros bastante famosos e criticados pra caramba, como o yaourt, seriam tão ruins, tão equivalentes aos PPA's?
- Afinal de contas, esses procedimentos, essas "facilidades", podem ser motivo de quebra do sistema? até que ponto?
- Quando você faz uma série bastante grande de downloads de programas obtidos via AUR, e em seguida passa a atualizar tudo pelo yay (
[jdt@jdt ~]$ yay -Syu), isso pode ser gatilho para que em questão de pouco tempo, uma atualização venha a quebrar o sistema?
- Somente aquilo que é instalado via pamac é que verdadeiramente garantiria a tão falada (e tão questionável) estabilidade?
E finalmente:
- O Arch, por conta desse processo rolling release "bleending edge", resultaria em uma distro
instável?
____________________
P.S. Só a título de curiosidade: Recentemente passei por um problemão com o Manjaro deepin (Arch-based) quando após um simples processo de atualização da distro (atualização essa, indicada pelo próprio sistema) pois bem, fiz tudo direitinho e no entanto, a atualização quebrou meu sistema de uma forma tão doida que acabei formatando a máquina pra reinstalar tudo de novo, ter que configurar tudo novamente e perder meio mundo de arquivos que eu possuía. Admito que isso me deixou profundamente chateado com o Arch, por pensar que não fiz nada, nada além do processo normal de atualizações indicadas pelos desenvolvedores. Mas mesmo assim, a atualização quebrou minha distro... Como assim..!?