paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 13/09/2018 - 08:40h
DrDjou escreveu:
Boa tarde pessoal estou com muita dificuldade para fazer esse códigos:
1) Cléo Kuhn contratou você para desenvolver um programa (utilize funções) que leia a quantidade de chuva em milímetros, por dia durante um mês. Sabendo que, podemos ter meses com 28, 30 e 31 dias, (ignorando o ano bissexto). Primeiramente deve ser possível informar o mês que deseja lançar as informações, depois deve ser possível informar a precipitação diária de chuva. Após a inserção dos dados deve ser possível verificar a média mensal de precipitação em milímetro, quantidade de dias que choveu, e a quantidade de dias que não choveu.
O Português usado no enunciado é muito ruim. Não me surpreenderia se você dissesse que seu professor não consegue passar bem o conteúdo.
Num parêntese no início do enunciado, o professor pede que seu programa seja feito com funções, mas você não criou nenhuma função. Isso, por si só, já é um problema. Independentemente da minha ou da sua opinião acerca da necessidade de criar uma funções num programinha mixuruca como esse, se o enunciado determinar um modo de fazer, você tem de fazer do modo pedido.
Sugestão: use uma função para leitura, uma função para cálculo da precipitação média no mês, e uma função para informar a quantidade de dias em que choveu.
A forma de alinhar horizontalmente seu código está muito ruim, dificultando a leitura, em vez de a facilitar. Por favor, realinhe-o de uma maneira mais civilizada.
Você repete código desnecessariamente na hora de tratar meses de tamanho diferente, e ainda o faz de modo com mensagens inconsistentes. Aquele código de impressão de mensagem e leitura da precipitação diária poderia aparecer uma vez só, bastando ao seu programa adequar o limite final usado na condição de parada do laço de repetição.
O diagnóstico da quantidade de dias que choveu ou não está completamente errado. Espero que você consiga fazê-lo de modo correto quando colocar seu programa dividido em funções.
2) (2 pontos) Implemente um programa que utilize funções para calcular o valor a ser pago no acerto de uma prestação de conta. O programa deverá solicitar ao usuário o valor da prestação e o número de dias em atraso e passar estes valores para a função que calcula o valor a ser pago, e devolverá este valor ao programa que a chamou. O programa deverá então exibir o valor a ser pago na tela, e deverá voltar a pedir outro valor de prestação e assim continuar até que seja informado um valor igual a zero para a prestação. Neste momento o programa deverá ser encerrado, exibindo o relatório do dia, que conterá a quantidade e o valor total de prestações pagas no dia. O cálculo do valor a ser pago é feito da seguinte forma. Para pagamentos sem atraso, cobrar o valor da prestação. Quando houver atraso, cobrar 2% de multa, mais 0,2% de juros por dia de atraso.
O código diz quase exatamente o que fazer; você praticamente só tem de converter o que está dito ali em Português para C, quase mecanicamente. As únicas dificuldades possíveis são o fato de ele só dizer ao final que você tem de ter uma forma de acumular os valores lidos, a fim de calcular uma média, e o fato de ele ter deixado em aberto se os juros a que se refere são juros simples ou juros compostos (eu faria com juros compostos, pois essa é a prática usual).