uilianries
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/11/2016 - 14:56h
Em parte.
O princípio da linguagem, design e semântica, ainda são as mesmas. Isso você consegue absorver tranquilamente neste livros, como Deitel, por exemplo.
Estes livros abordam a linguagem na versão C++03 (2003).
Porém você irá notar que existem certos pontos fracos ou engessados na linguagem, quando comparada a linguagens mais modernas.
Com isso, eu indico aprender C++11 (C++ moderno) logo por inicio.
A vantagem de aderir a ela, será aderir a uma linguagem com maiores facilidades que no passado, além de ser utilizada no mercado atual.
Até os compiladores em versões atuais estão mais otimizados, com a aderência ao novo padrão.
Por livro, inicialmente, eu indico "Princípios e Práticas de Programação com C++" do próprio Bjarne Stroustrup. Porém, a versão traduzida não acompanha a versão original. A segunda edição (http://www.stroustrup.com/programming.html), aborda as modernidades do C++11 e C++14, além de todos os princípio da linguagem. Este livro foi criado para pessoas que nunca programaram antes ou que programaram muito pouco em C++.
Os outros títulos que recomendo, são "Primer C++" e "Jumping into C++". O primeiro está atualizado com o padrão C++11. Os dois abordam muitos tópicos iniciais com muita clareza e facilidade de compreensão.
Outra dica que dou, evite pegar "A bíblia do C++" e "The C++ Programming Language" logo de inicio. Dificilmente você terá o aproveitamento desejado, e ainda poderá ficar frustrado com a linguagem, por tamanha informação que estes livros oferecem.
--
Uilian Ries
Linux Counter: 521986