
BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 10/01/2019 - 10:54h
Quando você se sentir familiar e confiante com a linguagem, estude SDL, que pode ser sua primeira biblioteca externa em linguagem C++, ou seja, biblioteca que não é padrão, como é o caso da iostream e da fstream. Quando me refiro a familiaridade e confiança é você chegar ao ponto de, ao visualizar um determinado problema, já mentalizar como um programa em C++ deve ser feito para resolvê-lo.
Uma sugestão minha é você desenvolver jogos simples em modo texto, como estes:
Fáceis:
- Adivinhe o número (o mais simples de todos. O programa gera um número aleatório e o usuário deverá adivinhar qual é esse número. Ao decorrer do jogo, o programa o tempo todo irá perguntar um número e verificará se é maior ou menor que o gerado até o jogador coincidir seu número. No final, o programa imprimirá o número de tentativas realizadas no jogo. Você usará, no mínimo, números aleatórios e estruturas condicionais);
- Adivinhe a palavra (o programa sorteia uma palavra e embaralha as letras para que o usuário tente adivinhar a palavra. Usará, no mínimo, strings, estruturas condicionais e números aleatórios. Aconselhável usar manipulação de arquivos ou um banco de dados para armazenar as palavras);
Médios:
- Jogo da velha (você usará, no mínimo, matrizes e estruturas condicionais);
- Jogo da forca (usará, no mínimo, strings, estruturas condicionais e números aleatórios. É recomendável usar manipulação de arquivos ou um banco de dados para armazenar as palavras);
- Campo minado (usará, no mínimo, matrizes, números aleatórios e estruturas condicionais);
Médios a difíceis:
- Damas (usará, no mínimo, matrizes e estruturas condicionais);
Difíceis:
- Xadrez (usará, no mínimo, matrizes e estruturas condicionais);