Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 21/11/2010 - 11:51h
Seja benvinda, Solange.
Você atualmente é vendedora autônoma e gosta de fazer trabalhos domésticos.
Pelo que entendi, você agora pretende parar um pouco mais em casa, se possível trabalhar com o seu computador, e está procurando por programas que lhe permitam fazer isso, estou certo?
Sendo esse o caso, devo advertí-la de que a maioria desses "trabalhos em casa" anunciados por aí, seja em jornais, revistas ou mesmo na internet, e salvo rarissimas excessões, são a mais pura picaretagem.
"Trabalhar em casa" pode já não ser mais a realidade para pessoas que estão entrando no ramo.
"Trabalhar a partir de casa", como você mesma deve saber, significa no final das contas que você terá de estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Então recomendo a você usar o computador como "ferramenta de apoio" a um trabalho de vendas (vendas rendem dinheiro, dependendo isso da capacidade de trabalho de cada um) onde você poderá - por exemplo - montar e coordenar uma equipe de autônomas.
Depois que você tiver um fluxo de caixa mais ou menos constante, poderá experimentar montar uma loja virtual (não faça isso se não tiver dinheiro e conhecimentos dos produtos e da logística necessária).
Uma boa pesquisa é fundamental para tudo isso. Mas pesquisar sem dinheiro pode ser frustrante (refiro-me a um fluxo de caixa).
Recomendo fazer alguns cursos no Sebrae. Eles não são gratuitos, porém são muito bons.
Quanto aos programas, se você tiver um micro razoável, seja com processador AMD ou Intel, pelo menos 2GB de memória e HD a partir de 160GB com um bom Linux, a sua própria distro (Seja Ubuntu, Big Linux, Linux Mint, openSUSE etc.) certamente já terá tudo que você irá precisar de início, com a vantagem de ser tudo legal e gratuito.
Optando pelo Linux, estaremos aqui sempre ao seu dispor para ajudar em tudo que seja necessário.
Boa sorte.