malacker
(usa Linux Mint)
Enviado em 06/07/2011 - 11:25h
Sempre usei o Conectiva e ainda hoje tenho em meus clientes alguns servidores com Conectiva, mas os novos não instalo mais o CL10. O CL foi um excelente trabalho de brasileiros e jamais deveria ter sido vendida, ou fundida. É realmente estável, muito fácil de instalar e configurar, porém o problema da desatualização é incorrigível. Até hoje, os servidores que ainda tenho com Conectiva são proxys, sambas ou servidores web simples. Não os troco por novas distribuições porque são estáveis e até esqueço que existem. Não dá problema nenhum. O problema da desatualização, faz com que as placas de rede e HDs SATA não sejam reconhecidos facilmente por ele, além de placas wireless, que precisam de um módulo adicional e “trabalhoso” para instalá-las. Tive problemas também com novos recursos de VPN e MySQL e PHP, afinal todas as novidades que apareceram de 2005 pra cá e os pacotes disponíveis para instalação através do apt-get estão sem atualização desde que o sistema foi descontinuado em 24 de janeiro de 2005.
Também fiquei perdido quando a Conectiva parou no 10 e tive esta mesma dúvida que você tem hoje. A Mandriva não passa nem perto, apesar de tentarem e dizerem o contrário. Só fui encontrar uma distro parecida quando passei a usar o Ubuntu Server.
O Ubuntu Server tem a mesma facilidade de instalação e configuração de pacotes da Conectiva, com a vantagem de ter todos os pacotes atualizados e vasta documentação na Internet. Não digo que substitui a Conectiva em tudo, mas é, na minha opinião, a melhor alternativa para quem gostava do Conectiva Linux. Em todos os meus scripts, sistemas e pacotes desenvolvidos por mim ou por terceiros para Conectiva, a melhor opção de migração foi com servidores Ubuntu, mas também tive bons resultados com servidores Fedora.
Quanto ao seu chefe, se ele for um desenvolvedor que criou projetos para o CL ou se tiver soluções que foram desenvolvidas exclusivamente para o CL, é perfeitamente compreensível a insistência dele nesta distro, mas se não for nessas situações, sugiro que você proponha a ele uma migração para o Ubuntu Server, que é tão estável e fácil quanto o Conectiva. Porém, se as necessidades dele são atingidas pelo CL, não vejo problema nenhum em deixar com está.
Tudo depende da necessidade dele.