removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/11/2010 - 21:12h
Talvez por esse lado você esteja certo, mas fazendo isso, a google também está certa, vejamos, a google é uma empresa e como empresa, ela deve ter um lucro relativamente bom e ela conseguiu lucrar usando software livre, muitas pessoas dizem que software livre não dá dinheiro, e até soltam uma pérola bem conhecida: "software bom é software pago" e tomam essa afirmação como fato.
Lucrar com software livre é bem difícil, bem mais fácil é você lucrar com algo que pode se vender, do que com algo gratuito. Não creio que a google esteja lucrando as custas do SL, apenas usando-o como fonte de lucro, o que são coisas completamente diferentes.
Como por exêmplo, vamos supor que eu criei o personagem Mario. e você criou uma série de camisas usando o personagem que eu criei, eu poderia dizer que você está lucrando as custas da minha obra, mas você defende que está usando-a para lucro. O mesmo ocorre no software livre, a única diferença é que no caso do SL, eu não tenho tantos direitos sobre a minha obra (software), o que não ocorre no caso do Mário, onde eu tenho todos os direitos autorais sobre a minha obra.
A free software fundation criou as 4 liberdades do software livre, a primeira delas cita o uso livre do SL para qualquer fim: educacional, pessoal, empresarial...
A google está apenas usando o software livre pois ela tem, assim como nós, liberdade para usá-lo, mesmo usando de forma boa ou ruim, ela está usando e tem liberdade para usar. Se tirarmos o direito da Google de usar o software livre, estaríamos indo contra a filosofia linux e as quatro liberdades fundamentais.
E como o pinduvoz disse, a redhat também lucra com o sofware livre, não tanto quanto a google, mas tambem lucra, o mesmo ocorre com a canonical e ocorria com a Sun até ser comprada pela Oracle.
VOLto a dizer: todos tem liberdade para usar SL, seja ela uma pessoa física ou jurídica, a liberdade deve ser aceita para todos, senão não seria uma liberdade, mas sim um direito reservado a uns e não tido por outros.
Volto a dizer denovo, não importa se uma pessoa está usando o SL para o bem ou para o mal, ela está usando, pois tem liberdade para usar, se quiser, pode até vender o sofware, pois é livre para isso. Se eu não me engano, essa é a terceira liberdade fundamental, a liberdade de redistribuição de um software de terceiro sem ter que respeitar nenhum direito autoral, no máximo citar o nome do autor, mas não pagar uma quantia absurda para ele.
Eu não quero, ao comentar isso, parecer um famboy da google, até porque eu não uso muitos produtos dela, apenas o motor de busca e as ferramentas online (docs, maps orkut...)
OFF: quase que eu perco tudo isso que eu escrevi, pois coloquei o captcha errado, se eu não tivesse copiado a minha resposta, estaria literalmente fu*****