engos
(usa openSUSE)
Enviado em 03/12/2007 - 10:14h
O preço é o grande problema.
Existe um preço para tudo e para o Linux, mesmo de graça, também é assim.
Usuários Windows se ajudam e pouco estão ligando quem sabe mais ou menos, querem é demonstrar conhecimento ou simplesmente ajudar, sendo assim o preço do Windows sai barato, pois sempre há um vizinho ou conhecido disposto a ajudar "na faixa" se preciso.
Mas quando falamos de usuários Linux as coisas são totalmente diferentes. Começa pelas distros, sempre há usuários puxando a sardinha para o lado da própria, fazendo o leigo que só quer algo parecido com o Windows ficar confuso, e se você criticar uma distro ou escolha... Ae sim você vai comprovar o "quanto unido" é o pessoal do Linux. Com isso o preço para se conseguir algo sai muito caro, pois você tem que pagar para conseguir fazer aquilo que não consegue e precisa, pois muitos nem chegar a um site como o VOL conseguem e mesmo os que conseguem, muitas vezes se esbarram nas diferentes opniões e versões de soluções que podem ser várias dependendo da distro. O preço dessa "dor de cabeça e confusão" é muito alto para quem só quer as coisas feitas sem stress.
Em outros paises a cultura é bem diferente e o preço é outro, mas no Brasil temos vários preços a serem pagos:
- Guerra de distros
- A maioria dos usuários são arrogantes (tenho artigo comprovando isso)
- Dificuldade de encontrar bons produtos pagos (pois eles raramente são vendidos no Brasil, ou para o Brasil mesmo via internet)
- Dificuldades de se encontrar mão de obra qualificada em suporte (o IG é a prova que isso é quase impossível)
- Dificuldades de se encontrar mão de obra qualificada em programação (mais raro ainda de se encontrar do que em suporte)
- A filosofia do brasileiro de sempre ter que ser pago (ou ganhar vantagem) faz com que a contribuição seja pouca (na maioria das vezes somente em sites como esse, mas quando se trata de algum serviço por caridade, ou para ajudar no desenvolvimento do linux em si, não há comprometimento)
- Preguiça (baseado no item anterior, o povo sempre espera que o governo ou alguem se responsabilize e por isso não faz nada esperendo que o responsável faça).
- Medo da mudança.
- Dificuldade de se encontrar programas piratas (mesmo que seja gratuito o download, o brasileiro gosta é de comprar o piratão no camelo)
- Falta de escolas com cursos a respeito (existem, mas são poucas e o povo gosta de fazer um cursinho para se familiarizar antes).
- Baixa quantidade de empresas de "serviços populares" compativeis (exemplo disso foi que mudei do Banco Itau para o Banco Real, pois o novo sistema do Itau não autentica com o Firefox no linux).
- Demora para as empresas deponta trazerem o linux (exemplo o EeePC da asus)
- E o principal, em minha opnião, falsos profissionais em linux (aqueles que dizem saber e alem de fazerem uma porcaria de serviço abandonam o cliente quando as coisas apertam).
Acredito que haja um preço muito elevado para conseguir mudar qualquer um desses itens, principalemente os itens mais humanos e infelizmente esse preço não é medido em real, mas sim em tempo, dedicação, filosofia...