Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 05/08/2019 - 19:35h
Olá, pessoal, tudo bem?
Seguinte!
Estou fazendo uns testes aqui com pendrives bootáveis e cheguei a algumas conclusões que talvez ajudem alguns, e não agradem a outros. Estou me referindo apenas e unicamente ao UEFI + GPT, tendo em vista que BIOS + MBR já são considerados antigos.
Vamos lá.
1º O comando dd não funciona para boot em UEFI + GPT.
O dd quando é "mandado" gravar na "raíz" do pendrive, por exemplo reconhecido como /dev/sdd e com uma partição primária /dev/sdd1, a raíz é a /dev/sdd.
Enfim, ele tem a gentileza de mandar a tabela GPT pro espaço e coloca uma msdos no lugar. Ai não tem como, pois UEFI + GPT usa claro... GPT hehe.
Se "manda" o dd gravar na primeira partição primária, no caso do exemplo é a /dev/sdd1, ele não altera tabela, copia mas realiza alguma alteração dentro dessa partição, que inviabiliza o boot.
Lembrando que o pendrive tem que estar em FAT32.
2º Descompactar a iso, ou montar ela e copiar os arquivos para a partição primária funciona, desde que não tenha links.
Teste em XFCE, FluxBox, KDE5, Terminal, Bash... Catei uma iso do Devuan e outrado Debian 10 e descompactei e outras vezes montei a iso em outro diretório.
Em ambos os casos, na hora que chega para ser copiado os arquivos para o pendrive, simplesmente ocorre uma mensagem de erro, que resumidamente fala que não existe permissão para realizar essa operação.
Tente com o comando cp e mv e um monte de variáveis e nada. Tentei por meio da interface gráfica e nada também. Em todos os casos ocorre isso.
Tentei descompactar a iso dentro do pendrive e o mesmo erro ocorre.
Creio que seja uma limitação do FAT em relação ao arquivos no Gnu/Linux.
Mas em uma iso do Gparted que não tem nenhum link, funciona perfeitamente.
3º Copiar o conteúdo descompactado da iso no janelas para um pendrive... Funciona 100%.
Sim...
Realizando essa operação de copiar todo o conteúdo descompactado da iso, dentro da partição primária (não da raíz), pelo janelas, funciona perfeitamente.
Notei que a estrutura dos arquivos é vista de maneira diferente no janelas dentro da própria iso, usado o 7zip, em relação ao Gnu/Linux.
Na própria iso tem um diretório chamado [BOOT], que não existe quando se está no Gnu/Linux.
Então, se souberem de alguma maneira de copiar os arquivos com links para o pendrive, compartilhem ai.
Pensei em usar o rsync localmente, já que ele tem um suporte bem legal a links, mas o sistema de testes simplesmente apaga o arquivo /etc/resolv.conf e vou ter que reinstalar mesmo.
T+