Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 02/04/2024 - 08:23h
Caso tu esteja falando do mais utilizado, provavelmente, é o relacional, agora se tu está falando de importância mesmo, é como o tipoff disse porque depende de uma série de coisas a serem levadas em conta na escolha como tipos de dados, volume de dados, etc. Tem empresas que utilizam os dois de acordo com os tipos de dados e rapidez e disponibilidade de pesquisa que cada um oferece.
Bancos não relacionais são conhecidos também como NoSQL porque apesar de vários oferecem suporte para consultas SQL geralmente não utilizam SQL.
Estude os dois.
Até fui pesquisar e o ChatGPT concorda:
"A preferência pelo tipo de banco de dados (relacional ou não relacional) depende das necessidades específicas de um projeto, mas ambos têm seu lugar no cenário atual de tecnologia da informação.
Bancos de Dados Relacionais: Tradicionalmente, os bancos de dados relacionais, como MySQL, PostgreSQL, Oracle e SQL Server, têm sido os mais amplamente utilizados. Eles são estruturados em tabelas com linhas e colunas e usam a linguagem SQL (Structured Query Language) para manipular dados. Eles são ótimos para aplicações que exigem transações ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), como sistemas de gerenciamento de banco de dados financeiros e de inventário.
Bancos de Dados Não Relacionais (NoSQL): Com o advento de aplicativos da web de escala massiva e necessidades de armazenamento e processamento de dados distribuídos, os bancos de dados NoSQL ganharam popularidade. Eles são projetados para lidar com grandes volumes de dados não estruturados ou semi-estruturados e oferecem flexibilidade e escalabilidade que os bancos de dados relacionais podem achar desafiadores. Exemplos incluem MongoDB, Cassandra, Couchbase e Redis. Eles são frequentemente usados em aplicativos de mídia social, Internet das Coisas (IoT), análise de big data e outros casos em que a escalabilidade é crítica.
Em resumo, a escolha entre um banco de dados relacional ou não relacional depende das necessidades específicas do projeto, incluindo volume de dados, complexidade da estrutura de dados, requisitos de desempenho e escalabilidade. Nos últimos anos, tem havido uma tendência crescente em direção aos bancos de dados não relacionais devido à sua capacidade de lidar com dados não estruturados e à sua escalabilidade horizontal. No entanto, os bancos de dados relacionais ainda são amplamente usados e continuam a ser a escolha certa para muitos tipos de aplicativos."
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!