removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 15/03/2021 - 21:43h
runlevel escreveu:
Primeiro vou falar como o Linux é seguro,depois perguntarei como pode entrar um vírus no Linux.Tá Ok
1)O Linux é seguro porque geralmente as pessoas baixam programas do repositório do Linux(Espécie de armazém de programas via internet),isso acontece com gerenciadores de pacotes apt-get,dnf e etc..
2)O programa do Linux antes de ser instalado é tratado como pacote,assim você pode abrir o pacote e ver o que tem dentro,se tiver algo suspeito é só jogar na lixeira ou não instalar.
3)A pergunta que não quer calar,porque o Linux não tem vírus se o código fonte é aberto? ou seja todo mundo pode contribuir.
O Código fonte do Linux é analisado por colaboradores e mantenedores do Kernel, afim de verificar alguma linha de código para ver se tem vírus ou código malicioso.Dizem que o código fonte do Linux tinha 15 milhões de códigos antes de ser automático em relação a analise,não sei se hoje utilizam programas ou bots para analisarem o código fonte do Linux,isso vocês vão dizer.
Pergunta:
Como o Linux pode pegar vírus?
1. Realmente, a centralização dos softwares em repositórios oficiais dá maior segurança. No entanto, usar repositórios de terceiros não garante que o software esteja livre de vírus e outras pragas virtuais, é necessário confiar no empacotador.
2. Vários programas para Windows também são distribuídos em "pacotes". No entanto, pacotes dos repositórios oficiais geralmente possuem assinaturas que podem ser conferidas para garantir que o pacote que está sendo instalado não foi modificado no meio do caminho.
3. O código fonte aberto significa que há mais olhos nele, tanto para corrigir bugs mas também para encontrar falhas que possam ser exploradas.
Sim, o Linux pode ser vítima de pragas virtuais. Há relatos de usuários que tiveram seus arquivos criptografados e com a exigência de resgate. Eu mesmo já executei um vírus do Windows através do Wine que fez uma bagunça enorme nos meus arquivos, embora não tenha perdido nenhum (no Windows eu teria perdido) me deu uma trabalheira enorme limpar toda a sujeira do vírus.
Além disto, nem sempre os desenvolvedores estão atentos a entregar seus programas. Certa vez executei um instalador de um software para Linux que simplesmente destruiu a raiz do meu sistema, me obrigando a reinstalá-lo. Depois que reinstalei o sistema, verifiquei que o script de instalação continha um erro de sintaxe que causou todo o estrago.
O Linux é mais seguro porque já vem com regras de segurança implantadas por padrão, mas nada segura o usuário com acesso de root.