Viajei... [RESOLVIDO]

1. Viajei... [RESOLVIDO]

Danilo Martins
nilodanx52

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/09/2011 - 09:42h

Estava eu aqui com meus botões pensando se há possibilidades de criar uma BIOS de código aberto que se adaptasse em uma memória flash de até 1MB, com possibilidade de interagir com todo o hardware não importando sua arquitetura e fizesse uma espécie de build automático com personalização opcional é claro e que interage diretamente com o kernel e vice-versa.

Claro é um ideia crua. Não compreendo a fundo como isso poderia ser desenvolvido porem quebraria certas limitações que os desenvolvedores hardware de netbook's, notbook's e pc's e outros que vai saber o que se vem do futuro não é mesmo!!!

Pergunto a vocês se seria não só uma ideia mas, se há possibilidade de desenvolvimento pelo menos pro software mesmo que seja apenas teste ou se agora eu falei [*****] mesmo???

Captha: mysql


  


2. MELHOR RESPOSTA

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/09/2011 - 23:03h

POSSÍVEL até que é. Mas até que ponto isso é VIÁVEL?
Depende ao mesmo tempo da boa vontade dos fabricantes de hardware e de chipsets e DO QUANTO isso afetaria o relacionamento desses com a Microsoft...



3. Re: Viajei... [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/09/2011 - 10:18h

Que tu viajou é verdade kkkk Mas não falou [*****] não, eu particularmente "acho" que da pra fazer, mas pra desenvolver isso ai vai ser complicado pacas, não acredito que ninguém seja capaz de criar, a não ser que uma empresa grande invista na ideia. Isso ai não envolve só o software, precisa de modificações físicas no hardware também.

Novamente "EU ACHO"


4. Re: Viajei... [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/09/2011 - 10:19h

Prezado amigo:
Gravar "uma" BIOS é muito fácil, porém fazer "um" BIOS genérico não é viável, pois trata-se de uma ponte entre o chipset e o hardware.
As combinações, embora não sejam infinitas, dificultam bastante essa tarefa, e se fosse possível os próprios desenvolvedores por certo já o teriam feito, pois economizariam bastante tempo em sua elaboração.
E o BIOS é feito sob medida, de acordo com a evolução tecnológica.
Por exemplo, quando surgiu a tecnologia USB todos os BIOS anteriores iniciaram imediatamente sua marcha para a obsolescência.

Para quem não está acostumado com essa terminologia, BIOS significa "Basic Input-Output System" ou seja, "sistema básico de entrada e saída", e nesse caso trata-se do software necessário para o controle de periféricos em um PC. Assim, é tratado como sendo um termo do gênero masculino.
Como esse software é gravado em um chip do tipo CMOS, por analogia esse chip passou a ser também chamado de BIOS, termo do gênero feminino.

E como o amigo já é cadastrado há cerca de 2 anos, recomendo a leitura do tópico "Campanha Poste Certo".




5. Re: Viajei... [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/09/2011 - 10:28h

@Teixeira ué, mas já existe o projeto da openbios
http://www.openfirmware.info/Welcome_to_OpenBIOS

Claro, a idéia é diferente... mas com base no projeto da openbios eu acho que não seria tão impossível assim, ou estou entendendo errado? rsrs


6. Re: Viajei... [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/09/2011 - 10:41h

"Do not try to put OpenBIOS in a real boot ROM, it will not work and may damage your hardware!"

OpenBios é para ser usado em emuladores, não em um sistema real.
Diz a mensagem acima que "não funcionará e poderá danificar o hardware".




7. Re: Viajei... [RESOLVIDO]





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts