junior
(usa Ubuntu)
Enviado em 03/01/2014 - 11:31h
Há vários níveis de adaptação, então vamos aos que você, provavelmente poderá sentir mais.
Antes de tudo, lembre-se que o Ubuntu é baseado/derivado do Debian. Sendo assim, a "arquitetura" do sistema operacional e a forma de lidar com os pacotes é igual.
* Aparência:
O Ubuntu usa o Unity e o Debiano Gnome 3 (shell). Só aí, você já tem uma mudança conceitual na utilização do desktop. Isso define qual distro usar? posso instalar o unity no debian e o shell no ubuntu? Sim e sim. A interface gráfica não deve ser determinante na escolha de uma distro mas confesso que vinha utilizando o Ubuntu pela form aque ele renderiza as fontes. Hoje utilizo Debian, consegui configurá-lo de forma que as fontes ficaram bem suavizadas e não sinto falta de nada do Ubuntu (esteticamente falando).
* Gerenciador de softwares
o Ubuntu tem uma central de softwares mais "amigável" que o Debian. Porém, se você sabe o que instalar, um apt-get search ou até o próprio app gráfico do Debian resolvem.
* Mão de Obra
No Debian você passa mais trabalho para instlar, configurar e deixar as coisas como você quer. Porque? Porque a maioria das documentações hoje em dia são para Ubuntu/Mint/Fedora/OpenSuse, deixando distros mais "arcaicas" em "segundo plano". Novamente, recorra a pesquisa, principalmente aqui mesmo no VOL e eu DÚVIDO que você ficará sem resposta.
No mais, sugiro instalar em dualboot e ir deixando o Debian ao seu gosto. Creio que após uma aderência de 70/80% você não irá mais largá-lo. É uma ótima distro para se trabalhar e manter, além de ter a questão filosófica e social de ser uma das primeiras.
Um abraço e boa sorte.