Baixei uma versão do Debian estável (Buster 10.3 - AMD64), mas o DVD1, e digamos, fiz uma instalação minimalista, só o sistema base, sem adicionar nada da sessão de seleção de pacotes. A ideia é testar tudo offline e ver se é possível montar um sistema instalando só o sistema básico e ir adicionando as outras coisas pelo DVD1, como repositório.
Pois bem, sistema mínimo instalado, com um tamanho de uns 780 megabytes aproximadamente.
Fui lá, mandei o discover pro espaço (não uso e nunca vou usar). Uma coisa que notei, é que na instalação minimalista nesse caso, transformar pacotes que são automáticos em manuais, a coisa toda flui bem tranquila. Isso já não rola tão bem, se você instala junto os utilitários do sistema, coisas do sistema padrão e um ambiente gráfico, mas isso fica pra outra hora.
Usei a mídia de instalação (pendrive), montei em /media/cdrom, comentei o /etc/apt/sources.list deixe só as linhas referente a mídia sem comentar, o resto, tudo comentado.
Rodei um apt-get update e até ai tudo blz.
Fiz simulações de instalações do aptitude, e tudo perfeito. Instalei o aptitude. Sucesso.
Fui fazer simulações de instalação de um xorg bem enxuto, pra ir adicionando o resto depois (xserver-xorg-core, xserver-xorg) ou só o xserver-xorg-core, e a coisa ficou bem estranha.
Simplesmente, o apt-get queria empurrar tudo, mas tudo mesmo do xorg, arquivos que nem uso, como xorg sis, amd, nouveau e etc... E a coisa toda que nem uso.
Fiquei tentando umas duas-três horas, mas nada. Utilizei a opção --no-recommends-install, mas nada. Parece que o sistema não estava nem ai e queria empurrar isso tudo.
A questão é!
Tem como isso dar certo? Achei que teria mais facilidades nesse caso, mas não tá dando certo.