(xinelo)
(usa Debian)
Enviado em 21/11/2008 - 20:55h
|-(A1)--> Nesta etapa vc ainda pode optar por não selecionar nada. Absolutamente nada, nem sistema básico. Caso queira fazer isso, ao fim da instalação, depois de instalado do grub, usualmente vc deve querer instalar o X, o gerenciador de janelas, e o resto dos aplicativos. Isso pode ser feito da seguinte forma:
Entre no aptitude:
#aptitude
intale o seguinte:
xserver-xorg-core, xfonts-base, xfonts-100dpi
(existem boas referências na rede sobre como instalar o X, eu tinha algumas em baixo da manga, mas fui procurar agora e vi que acabei perdendo os links : \ ).
Após isso instale seu gerenciador de janelas favoritos. Por exemplo, para instalar o fluxbox via aptitude instale simplesmente o pacote:
fluxbox
Após instalado o X e o gerenciador de janelas, é hora de vc rebootar sua máquina e ver se está tudo certo. Como consequência do passo acima, se vc entrou no fluxbox e está tudo certo, vc já está pronto para completar o resto da instalação do seu Linux com os aplicativos de sua preferência.
Caso não consiga entrar no seu gerenciador de janelas, usualmente vc terá então que editar o arquivo xorg.conf (/etc/X11/xorg.conf).
Para ajustar o xorg.conf, se certifique da frequência em que seu monitor de video trabalha (monitores LCD, vide passo <5.2> acima), abra o xorg.conf com seu editor de textos, por exemplo:
#nano /etc/X11/xorg.conf
e procure pelas linhas
Horiz Sync ----> 28-90
Vert Refresh ---> 50-92
ajuste essas linhas de acordo com o especificado no seu monitor de vídeo.
Procure saber também qual é a sua placa de vídeo. Por exemplo, para uma placa nvidea, ajuste a linha do xorg.conf
Driver "veza" ---- para ----> Driver "nv"
Reboot sua máquina e veja se o problema foi solucionado. Estes são casos típicos de problemas com o xorg.conf. Uma outra dica interessante para solução de problemas com o xorg.conf é vc dar boot com um livecd que reconhece tudo na máquina (por exemplo o kurumin, ou o mesmo o gparted livecd), montar a partição onde está instalado o seu Linux (isso ainda rodando com o livecd) e mover (trocar) o xorg.conf do livecd para o diretório /etc/X11 onde está o xorg.conf problemático do seu sistema, ou seja, substituir o arquivo problemático do seu sistema pelo do livecd que funciona [7].
E para vc, que está montando o sistema dessa forma, de maneira pontual, pelo aptitude e com o flux, gostaria de deixar a dica de alguns aplicativos (são de gosto pessoal ok ?!):
Logo após sua interface gráfica estar em pé, aconselho vc a instalar um firewall. Minha dica é o Firestarter : muito bom!
Instale o também o 'gdm light' como gerenciador de login. O light no gdm é coisa minha. Quando for instalar o gdm, instale só "libdmx1" e o "gdm". Dá ~ 11,6 Mb, pesado, mas funciona, e é bem melhor que os 21Mb do gdm completo.
Após instalado o gdm, como gerenciador de arquivos eu sugiro o pcmanfm.
Shell: xterm
Editores de texto: Leafpad, nano, Abiword.
Ferramentas de sistema: build-essential, alien, bzip2, zip
Visualizador ps/pdf: gv
Browser: iceweasel (qualquer um que não seja a versão 3). Aqui ainda vale a dica de vc instalar o mozilla-mplayer, e jre (sun-java"x"-jre. onde "x" = núm. da versão, gosto da versão 5). Aqui cabe a dica para configurar o jre plugin para o iceweasel:
[ Procure onde o arquivo 'libjavaplugin_oji.so' foi intalado. Por exemplo, usando o synaptic:
-> synaptic -> procurar: jre -> botão direito em jre -> propriedades -> arquivos instaldos
Crie um link simbolico para este arquivo na pasta /usr/lib/iceweasel/plugins. Exemplo:
$sudo ln -s /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.15/jre/plugin/i386/ns7- cc29/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/iceweasel/plugins
ln----------------------------------------------------------------> cria link (hardlink)
ln -s-------------------------------------------------------------> cria link simbolico
/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.15/jre/plugin/i386/ns7-gcc29/libjavaplugin_oji.so-- --> arquivo a ser linkado
/usr/lib/iceweasel/plugins-----------------------------------> local onde ficará o link
Digite: 'about:plugin' no campo de endereços do seu browser para verificar se o jre foi instaldo. Deve aparecer algo semelhante a isto:
Java(TM) Plug-in 1.5.0_15-b04
File name: libjavaplugin_oji.so
Java(TM) Plug-in 1.5.0_15
Obs: caso não de certo tente fazer o mesmo com o arquivo libjavaplugin_oji.so que fica no diretório /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.15/jre/plugin/i386/ns7 ]
Personalização de desktop: idesk, gkrellm
Multimídia: Brasero, sound-juicer, beep-media-player, gimp
Latex: tetex-bin, tetex-extra, texlive-lang-latin, texlive-lang-portuguese