removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/01/2022 - 13:23h
Delusion escreveu:
se vou usar "contrib" e "non-free" nos repos
faz sentido usar a stable em vez da testing só pelas atualizações de segurança?
pergunto porque maioria das pesssoas recomenda usar stable pelas correções de segurança, blablabla, mas adicionam "contrib" "non-free" nos repos e eles também não têm correções de segurança.
uso a testing há alguns anos já... mas mantenho stable numa partição
Se a preocupação com a segurança é alta, o ideal é não usar "contrib" e nem "non-free". Como diz na própria wiki:
Como a segurança é feita para contrib e non-free?
R: A resposta curta é: não é feita. A contrib e non-free não fazem parte oficialmente da distribuição Debian e não são lançadas, por isso não são suportadas pelo Time de Segurança. Alguns pacotes non-free são distribuídos sem o código-fonte ou com uma licença que não permite a distribuição de versões modificadas. Nesses casos, nenhuma correção de segurança pode ser feita. Se for possível corrigir o problema, e o(a) mantenedor(a) do pacote ou outra pessoa fornecer pacotes corrigidos, o Time de Segurança geralmente irá processá-los e publicar um alerta.
Embora o time de segurança possa processar e publicar um alerta, pode levar dias para que isso ocorra.
Agora, se faz sentido usar esses repositórios, eu não sei dizer. Sempre usei eles e nunca tive problemas.
Se fosse uma ameaça, em termos de segurança, para sistemas Debian, o próprio Debian deixaria de manter esses pacotes em seus próprios servidores.
E sobre o testing... usei por algum tempo e não gostei muito. Independente de ser estável ou não, o seu ambiente continua sendo um ambiente de testes, pois este é o objetivo dessa branch do Debian: testar pacotes para a próxima release stable.
Por isso, migrei para o Fedora, que mesmo na versão estável, possui os mais recentes pacotes, e obviamente, com atualizações de segurança em dia.