conectadohost
(usa XUbuntu)
Enviado em 26/08/2019 - 15:19h
Olá, amigos do VOL fazia um bom tempo que não aparecia por aqui, e já retorno contando um contratempo que eu tive esse final de semana, senta que la vem a historia. sabemos que linux não lida muito bem com drives pois bem, eu sou usuário linux em pcs a partir do xubuntu 12 no qual mesmo que não tivesse drive de vídeo proprietário tinha sempre uma outra opção. nesse final de semana resolvi atualizar o xubuntu 16 para o 18 devido que não conseguia mais atualizar os programas pois dava muitos erros , creio eu que seja devido ao suporte ter chegado ao fim. então resolvi formatar para o 18 e ai começa a saga.
ao instalar o xubuntu 18 vi que não tem drive proprietário para NVIDIA C61 [GeForce 7025 / nForce 630a] 304.137.
ai fui em busca da instalação manual do drive que até então nunca tinha sido necessário eu instalar drive no linux manualmente, pois bem encontrei no site da nvidia o tão sonhado drive. segui os procedimentos de instalação e deu erro e o que é pior não iniciava mais a parte gráfica.
pesquisando na internet encontrei um site que falava que o drive para GeForce 7025 no ubuntu 18 não era possível instalar devido ao ubuntu 18 utilizar kernel 5. nessas horas eu já estava cansado e perdido maior tempo e estressado, se fosse um usuário windows já teria desistido como tem alguns que desistiram devido a isso. então resolvi colocar o mint 18 pois ele já vinha com o bendito drive pra GeForce 7025 só que pra minha sorte na hora de instalar o mint dava um erro dizendo que não era possível copiar os arquivos para o hd. foi então que tive a ideia de formatar novamente e instalar xubuntu 16.
instalei a central de programas e atualizei para xubuntu 18 foi um trabalho demorado. feito isso eu estaria com xubuntu 18 utilizando kernel 4.15.0-58-generic sendo assim finalmente pude instalar o tão sonhado drive da nvidia. e ainda pude ficar com a central de programas do ubuntu pois como instalei no xubuntu 16 ao atualizar para o 18 o sistema manteve. nessa atualização do 16 para 18 ficou 100% o sistema não ouve pacotes quebrados, o sistema atualiza e instala normalmente. pra finalizar a novela, no linux sempre tem uma saida como no meu caso foi só manter o kernel 4.15, enfim esse post foi só para contar a experiencia que tive no qual deu muita dor de cabeça e noite sem dormi. mas que no final é só alegria ao ver o sistema rodando liso e sem problemas.