luisrcs
(usa Linux Mint)
Enviado em 25/05/2012 - 17:14h
É bem verdade que os desenvolvedores de distros no Brasil estão, em parte, iniciando o União Livre, que ao meu ver está a passos de tartaruga.
É verdade também que o "mercado" está saturado de distros para desktops. Me desculpe, não me lembro quem foi que escreveu aqui no VOL, "mas não precisamos de mais uma distro". Temos ótimas distros desktop, tanto para iniciantes ou para avançados. Eu me considero médio e uso Ubuntu, fazer o quê?
O que nos falta realmente é uma distro para tablets. Já pensaram nisso? As únicas opções que temos é o Android, o 2.x é para celular e o 3.x, que é o único destinado para tablets precisa de de um hardware muito forte. E, sabemos que temos distros que rodam em PCs muito modestos, com 64 de RAM, etc. que poderiam ser aproveitadas.
O objetivo desse tópico é nos alertar que temos apenas uma grande distribuição pra tablets, o Android 3.x, que não é tão livre assim.
O que os desenvolvedores daqui poderiam se empenhar é em formar um projeto que se direcione para os tablets com pouca potência (que é a maioria, afinal são caros) e que possam funcionar realmente como uma distro Linux e não como uma tela de celular de 7, 8 ou 9 polegadas, que é o caso do Android.
Sabemos que a maioria dos tablets, principalmente os mais fracos, têm arquitetura ARM, mas temos distros compatíveis com ela, como o Slackware, Debian e até mesmo o Bodhi. Poderia ser feito umas melhorias a partir do Bodhi, ou quem sabe a partir do Slackware (vai dar mais trabalho).
Bem, essa é minha mensagem. E desde já me ofereço para ajudar como voluntário (não sei muito).