pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 09/01/2019 - 16:28h
O CentOS é um verdadeiro clone do famoso RHEL, mas há outros.
Como o Red Hat Enterprise Linux - RHEL é criado em cima de software livre, o código fonte de todos seus pacotes está disponível e é compilado por terceiros para criar o CentOS, o Scientific Linux e o Oracle Linux.
O Oracle Linux usa um kernel reforçado na área de segurança (Oracle Unbreakable Kernel) e pode ser usado gratuitamente, ou seja, sem suporte oficial, como servidor, desktop corporativo ou desktop doméstico. É preciso registrar-se para baixar a ISO, mas não é preciso pagar por ela.
O Scientific Linux é focado em programas para ciência, como o próprio nome indica. Ele é a distribuição patrocinada pelo Fermi National Accelerator Laboratory. Sendo um clone do RHEL, pode ser utilizado comercialmente como servidor ou desktop corporativo, e também como desktop doméstico.
O CentOS é o mais conhecido dos clones do RHEL. Ele foi criado para empresas que não podem pagar pelo suporte da Red Hat, que é caro. Como os outros dois, pode ser utilizado comercialmente, como servidor ou desktop, e também como um bom desktop doméstico.
Os clones do Red Hat Linux monitoram os alertas de segurança da Red Hat e divulgam os patches com rapidez.
Eu tenho publicados no VOL artigos sobre o CentOS e o Scientific Linux, focados em uso como desktop.