paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 15/03/2019 - 16:54h
efeelede escreveu:
Sim, exatamente! Gostaria de copiar todo o HD, com exceção da partição de armazenamento em especial, para uso em uma futura recuperação do HD!
Sendo assim, você vai ter que usar um pouco de matemática.
Sua partição de back-up tem que ter um tamanho maior que a soma de todas as partições que você quiser copiar, mais um espaço extra para acomodar o setor de boot, as assinaturas do disco e as tabelas de partições primária e de back-up (como você está usando GPT, existem duas cópias da assinatura do disco, uma no setor 1, e outra no último setor, e duas cópias da tabela de partições, uma nos setores 2 a 33 e outra nos 32 setores que antecedem o último setor).
Ao rodar o
dd você usar
if=/dev/sda (sem especificar partição),
of=/dev/sdaN (onde
N é o número da partição que vai ficar com a cópia), e os parâmetros
bs=tamanho_de_bloco (um bom tamanho de bloco é
1048576, que é 1MiB) e
count=nº_de_blocos, de um modo tal que o produto do número de blocos pelo tamanho de cada bloco seja suficiente para pegar todos os setores desde 0 até o último setor da última partição que você quiser copiar.
Mas esse esquema de back-up tem suas pegadinhas. Ao copiar a tabela de partições para dentro da partição de back-up, você só copiou a tabela primária, mas não a cópia que fica no final do disco, nem a cópia da assinatura do disco, que fica no último setor. Você teria de ajustar isso depois da cópia. Além disso, ao copiar a tabela de partições inteira, você copiou também a informação sobre a partição que contém o back-up, que não será uma partição válida dentro de si mesma. Você teria de removê-la de dentro do disco virtual de back-up.
Ainda que dê para fazer desse jeito, eu acho que seria mais simples e menos propenso a erros você criar a partição de back-up, usá-la para criar um
loopback device (leia sobre
losetup e sobre a opção
loop do comando
mount) e tratar esse
loopback device como se fosse outro HD. Aí você poderia criar uma nova tabela de partições nesse dispositivo, e copiaria as demais partições do HD real para o HD virtual uma por uma, com muito mais segurança.
... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)