removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 04/12/2011 - 16:35h
Bom, voltando aos projetos.... Já consegui resolver! Encontrei ótimos aplicativos feitos para o jack que me atende perfeitamente.
Já a parte "elétrica" da coisa está um pouco complicada, bem mais do que imaginei. Analisei cuidadosamente as trilhas de um teclado antigo ps2 e de um teclado usb. Aparentemente não é muito diferente e já consegui estabelecer um padrão.
As trilhas dos teclados são divididos em alguns conjuntos, onde é possível obter até 10 teclas pressionadas simultaneamente. Até agora só 'mapiei' um único conjunto (para efetuar os testes).
Mas ainda tem outra parte... as trilhas dos botões digitais internos do teclado musical, esses sim são um problema. O som era feito através de modificações na tensão com capacitores e diodos, então tenho que retirar todos eles e fazer uma linha direta. Fiz isso em uma oitava e testei mapeando as teclas virtualmente no vkeybd e usando um pequeno script em python para fazer a analise do funcionamento. Para minha alegria tudo funcionou bem, mas creio que irei encontrar problemas com a próxima oitava.
É muita tecla e muito fio! Talvez um teclado comum não de conta, por isso já estou pensando em usar um teclado ps2 e outro usb , se for o caso, mas isso também irá complicar um pouco, mas até lá vamos ver no que dá.
Antes que perguntem, é mais para aprendizado mesmo (e curiosidade). Acho que depois vou até fazer um mini site para demonstrar com fotos e vídeos essa gambiarra toda, está ficando bem legal.
Ver o teclado queimado e depois conseguir a proesa de faze-lo funcionar novamente, para mim que não entendo praticamente nada de eletronica, é emocionante uhauhahua.