Lançado o Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1

1. Lançado o Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1

Tiago Vieira
tvieira

(usa Outra)

Enviado em 12/09/2009 - 12:54h

A Equipe de Desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1 (Codinome Freedom).

Embora os esforços de desenvolvimento desta nova versão do Epidemic tenham sido concentrados principalmente na correção de bugs e no polimento do sistema, ela traz também algumas importantes novidades:

Desenvolvimento do Esu

O Esu é uma nova aplicação criada pela Equipe do Epidemic, sob a forma de um módulo PAM (Pluggable Authentication Module) e de um módulo para o Systemsettings (o Centro de Controle Unificado do KDE e do Epidemic), com o intuito de conferir, ao administrador do sistema, uma maior liberdade na escolha da forma como os demais usuários precisam se autenticar para executar ações que dependam de privilégios administrativos.

Com o Esu, o administrador do sistema pode escolher facilmente entre três opções diferentes para a autenticação dos usuários:

1) Autenticação sem senha, semelhante ao uso do sudo. Ideal para quando o sistema estiver rodando via LiveDVD;

2) Autentificação clicando-se em uma janela de confirmação (screenshot acima);

3) Autenticação normal com senha, utilizada por padrão, quando o sistema é instalado.

Substituição do GRUB Legacy pelo GRUB2

Esta é a primeira versão do Epidemic a utilizar o GRUB2 no lugar do GRUB Legacy, tanto para a inicialização do sistema instalado quanto para a inicialização do LiveDVD. É um avanço importante para o Epidemic, pois a versão legacy do GRUB teve seu processo de desenvolvimento descontinuado em favor do GRUB2, passando a receber apenas algumas correções de bugs. Com a adoção do GRUB2 o Epidemic passa a oferecer aos seus usuários todas as novas funcionalidades deste excelente gerenciador de boot.

Introdução do suporte ao Ext4

No Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1, o sistema de arquivos Ext4 passou a ser o adotado por padrão. O Ext4 é uma grande evolução em relação ao Ext3, pois modifica importantes estruturas de dados, com reflexos diretos ma performance e confiabilidade do sitema.


Novo Kernel otimizado para a arquitetura i686

Como sempre, foi compilado um novo kernel para o Epidemic (2.6.29-epd), otimizado para a arquitetura i686, com o patch do Bootsplash, modificado pela equipe do Epidemic, além dos drivers 3d da nvidia e ati e do suporte a vários modelos de placas wireless.


KDE 4.3 e Compiz Fusion rodando direto do LiveDVD

O EpidemicGNU/Linux 3.1 Beta 1 vem com o que há de mais moderno em ambientes desktop, com o KDE 4.3 (a mais nova versão deste fantástico ambiente de trabalho) e o Compiz Fusion rodando direto do LiveDVD, proporciona uma forma fácil e divertida de interagir com as janelas do sistema, fornecendo ainda velocidade e utilidade, além de alguns efeitos impressionantes.

Se você gosta de testar programas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento, faça o download do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1, clicando no ícone abaixo, ou em um dos links relacionados em nossa página de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta versão do Epidemic.


Download: http://www.epidemiclinux.org/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=2


  


2. Re: Lançado o Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 12/09/2009 - 13:12h

Tenho ouvido elogios ao Epidemic, mas ainda não o testei.

De toda sorte, deixo aqui: a) parabéns pelo trabalho realizado até agora; b) votos de sucesso para a nova versão.


3. Re: Lançado o Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1

Tiago Vieira
tvieira

(usa Outra)

Enviado em 12/09/2009 - 13:21h

Muito obrigado pelos parabéns! Realmente o Epidemic esta excelente. Nos sentíriamos honroado se você baixasse e testasse e pudesse ver com os próprios olhos. Qualquer coisa estamos a disposição.


Obrigado e Abraços


4. Re: Lançado o Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 12/09/2009 - 13:37h

Está nos meus planos revisitar as distros brasileiras: Epidemic Linux, Big Linux, Resulinux e Dream Linux (a última é brasileira, mas "nem tanto").

Das que eu citei acima, o Epidemic é a única que ainda não testei.

Mas certamente testarei logo após aprender um pouco mais sobre o OpenSolaris (que estou testando neste momento) e experimentar uma versão de BSD (o próximo desafio).


5. Epidemic 3.1 Beta 1

Edwilson Portela de Sales
Edwilson_BR

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/09/2009 - 16:24h

Tenho a honra de utilizar esta distro que mesmo sendo Beta me surpreendeu bastante pela estabilidade e também porque eu sofria muito com o Ubuntu 9.04 e minha placa Intel.
Sem dúvida posso considerar a minha distro definitiva.
Aguardo ansioso a versão final.
P.S. Já postei um screenshot dele para ajudar na divulgação.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts