MarceloPriest
(usa Outra)
Enviado em 05/02/2021 - 13:51h
Boa tarde.
Sou advogado e iniciante na área da informática.
Sou usuário do Linux Ubuntu 18.04.5 e estou tendo dificuldades em utilizar esse Sistema Operacional para acessar os Processos Eletrônicos da Justiça brasileira. Parece que não existe muito interesse em se implantar software livre no Poder Judiciário brasileiro.
O problema que estou enfrentando é o seguinte:
Quando atualizo ubuntu, automáticamente, o navegador firefox atualiza para a última versão, que que não reconhece o meu certificado digital ac oab, tipo A3, mediante o complementeo "Web Signe" (assinatura digital no browser), disponibilizado em
https://websigner.softplan.com.br/Setup?brand=&jslib=&browser=Firefox&returnUrl=. Este assinador somente funciona em versões antigas do navegador mozilla firefox.
Então, instalei o firefox 51, que reconheceu meu certificado digital, mas de forma precária, vez que a nem sequer admite o seu ícone na "Doca", pois só inicia clicando em um ícone dentro das pasta Firefox, que nem de longe lembra esse navegador.
Isso ocorre no âmbito da Justiça Estadual, de qualquer Estado brasileiro.
No âmbito da Justiça Federal brasileira, para se acessar o processo digital utiliza-se o chamado "PjeOfice", inclusive, com disponibilização de download para Linux.
Porém, jamais funciona, alegando que o certificado digital não está instalado.
Como não sou técnico na área, admito engano da minha parte.
Assim, solicito a gentileza de alguém mais experiente, esclarecendo o seguinte:
a) Como fazer o "Web Signe" reconhecer meu certificado digital tipo "AC OAB G3", nas versões atuais do Mozilla Firefox (versões 71 e seguintes).
b) Como instalar meu certificado digital no "PjeOffice" da Justiça Federal brasileira, a qual somente admite o navegador Mozilla Firefox, e sempre exibe a mensagem "Ops... Não foi possível encontrar nenhum certificado digital!" (mesmo estando o certificado devidamente instalado).
c) Por que motivo técnico o STJ e STF não aceitam o certificado digital acima mencionado, seja no navegador mozilla firefox ou google chrome, quando este encontra-se em perfeito funcionamento no âmbito da Justiça Estadual (Sistema E-Saj) e da Justiça Federal (Sistema PjeOffice).
Agradeço por um esclarecimento de algum advogado mais experiente nessa área.