omag0
(usa Debian)
Enviado em 20/02/2018 - 10:37h
Como já foi falado, melhor optar por Distros LTS, que sao as que dao suporte a longo prazo.
Se voce for iniciante no Linux, indico o Ubuntu, apesar de nao gostar dela, é inegável que é uma das melhores distros para o público novo no Linux.
Dependendo do que for programar, o SO nem importa tanto, pois voce podera usar ambientes virtualizados, como o Vangrant, Docker, Kubernets, entre outros. Mas uma coisa é certa, a maioria das empresas dao suporte oficial para pacotes .deb e .rpm. Voce encontrara em outros formatos, mas nem sempre com suporte oficial e sim, suporte pela comunidade.
Eu usei e ainda uso por conta do trabalho o CentOS, excelente distro. Ficaria entre ela e o Debian, apesar do Debian 9 ter me decepcionado pela quantidade de bugs, mas ainda é uma ótima opcao.
O CentOS e o Fedora pertencem ao mesmo "ecosistema" que é o RedHat. Mas o Fedora é o parque de diversoes da RedHat, onde os pacotes sao os mais recentes e "estáveis" possiveis. Mas o suporte é muito curto.
Já o CentOS é o RedHat sem a parte comercial, mantida pela comunidade. É sólido como uma rocha! Mas os pacotes nao serao os mais recentes e talvez terá que optar com repositorios de terceiros. Um exemplo bem rápido, o gerenciador de pacotes do Fedora já é o dnf, enquanto do CentOS ainda é o yum ( e provavel na versao 8 do CentOS vire o dnf).
Hoje, pelos meus conhecimentos, utilizo o Solus, mas nao a indico pelo fato de ser RR, pode haver (ainda nao houve) uma atualizacao que quebre o sistema e voce precisará de um certo conhecimento para reverter a cagada.