XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 30/05/2016 - 17:31h
Boa noite a todos,
Acho que uma das maiorias surpresas para mim foi a descoberta do Fedora e que ele atendia muito dos meus interesses que foram se somando nos anos de utilização do Linux.
Sempre quis um ambiente com pacotes mais recentes, mas que ao mesmo tempo fosse um pouco estável e o Fedora atende a essas necessidades.
Sinto uma falta muito grande de suporte a codecs que normalmente são encontrados no Debian, mas que pela política do Fedora não podem entrar na distribuição, isso de certa forma dificulta um pouco minha vida, pois não tenho costume de adicionar repositórios não oficiais a qualquer distro que utilizo.
Aqui em casa geralmente utilizava Fedora com Hardware atual, para ter acesso aos últimos drivers, kernel, etc, como deixei de depender de drivers proprietários e está existindo praticamente a cada nova versão uma "evolução" dos drivers abertos estou adotando Fedora onde posso, menos para computadores mais fracos em recursos ou computadores que as pessoas dependam de codecs e outras facilidades, nesse caso opto pelo Debian.
Não posso negar que nesse ano já me deparei com alguns problemas:
* Uma ou duas versões de kernel da série 4.4.x não permitiam que minha máquina desse boot, minha sorte é que normalmente quando novos pacotes com o kernel e seus módulos são instalados as versões anteriores permanecem por um tempo, então pude continuar utilizando o Fedora, se não seria compulsoriamente obrigado a usar outra distribuição.
* Estou a muito tempo com problemas no Virt-Manager, que não permite mais uma das formas de entrega de dispositivos USB para máquinas virtuais, acho engraçado que não vi ninguém por aqui reclamando do problema, cheguei a relatar para o pessoal de BUGs do Fedora, parece que outro reportou o mesmo bug, mas até agora sem solução.
* Gosto muito do GIMP e do Inkscape, fico muito animado em utiliza-los no Fedora, porque devem ser as últimas versões ou mais próximo delas, porém no caso do Inkscape não estou conseguindo mais colar fotos ou imagens, vou tentar depois resolver esse problema compilando o Inkscape e se não resolver vou deixar Debian como Dual Boot em uma das minhas máquinas. Uma pena que da para notar que a versão disponível no Fedora tem mais recursos que a versão disponível no Debian 7(que eu tenho disponível numa máquina antiga aqui, é claro que usaria o 8).
Valeu.