NicoBR333
(usa Debian)
Enviado em 24/02/2024 - 16:03h
Antes de mais nada, eu já comecei a perguntar essa pergunta no sub official do Fedora, porém, após alguns dias, ouve um comentário dizendo algo que é até que didático de tal forma; "É bem provável de que as pessoas daqui gostem do Fedora, então pergunte em um outro lugar", então aqui estou.
Por causa de alguns motivos, não utilizarei mais o Windows 11... Isto é, quando o Windows 10 acabar, estarei decidindo mudar de sistema operacional (isso é, para Linux novamente), porém isso já me chega a lembrar de muitos problemas no passado acerca do Arch, especialmente quando se parecia que para rodar um programa, vc precisaria colocar escapamento do Fiat Uno para que rodasse! Brincadeiras a parte, o Arch, e, as vezes, o Ubuntu e Debian (quase a mesma coisa), também lhe dava muitos problemas, a ponto de eu estar gastando mais tempo do meu dia para resolver um problema/bug/programas (o que particularmente "gosto"), mas com que acabo gastando muito a vida útil do SSD, tempo
e também foco pois chego a ser distraído.
Eis então que eu penso em testar, mais uma vez, uma outra base disponível para o Mundo Linux; que neste caso é o Fedora.
Fedora lhe parece ter apenas software livres, de acordo com uma postagem no r/fedora, porém havendo o flatpak disponível caso quiserem outros tipos de softwares. Também me disseram que podem ter problemas com algumas atualizações, e estabilidade menor do que do Debian, mas (mais ou menos) maior do que Arch.
Em geral, me parece que a comunidade do Fedora é bem mais amigável do que do Arch (pelo que eu saiba), porém ainda estou em dúvidas, especialmente com o suporte funcional a Vulkan no meu PC (ao qual só consegui rodar no Windows), pois eu tenho, digamos assim, uma necessidade de rodar The Sims 4 e ROBLOX (ambos incompátiveis nativamente) por motivos familiares.
Então aí vai a pergunta: Quantas peças são necessárias para o Fedora rodar normalmente? 10, 100 ou mil?