gugarthur
(usa Fedora)
Enviado em 25/02/2009 - 02:06h
Bem, pessoal
como programador, andei pesquisando na internet um bom editor de texto que me ajudasse na programação php. Acabei descobrindo que o Gedit pode se tornar uma boa ferramenta para esse fim. Pesquisando na internet, descobri o seguinte site:
http://www.micahcarrick.com/09-29-2007/gedit-html-editor.html, que mostra como transformar o Gedit numa IDE de php. Só que tive alguns probleminhas para instalar a ferramenta Gedit Symbol Browser Plugin, que ele menciona.
Bem, a forma como eu fiz para instalar ficou um pouco diferente, mas deu certo. Aqui, utilizo o SUSE. Vamos começar; primeiro, desinstale o gedit atual; no SUSE, vá no menu de inicialização >> YAST >> Gerenciador de software >> procure por gedit >> clique na aba instalado e desinstale todos os pacotes relacionados, clicando em cima dos pacotes, depois remover e finalmente aplicar.
Muito bem, agora baixe o fonte do gedit e do symbol browser nos seguintes sites, respectivamente:
http://ftp.gnome.org/pub/gnome/sources/gedit/2.24/gedit-2.24.2.tar.bz2">
http://ftp.gnome.org/pub/gnome/sources/gedit/2.24/gedit-2.24.2.tar.bz2
http://downloads.sourceforge.net/symbol-browser/gedit-symbol-browser-plugin-0.1.tar.gz">
http://downloads.sourceforge.net/symbol-browser/gedit-symbol-browser-plugin-0.1.tar.gz
Esses são os mais novos da data desse post (25/02/09). Mas, para pegar realmente os mais recentes, vc pode dar uma olhada em:
http://ftp.gnome.org/pub/gnome/sources/gedit
http://downloads.sourceforge.net/symbol-browser/
Ok. Feito isso, descompacte o fonte do gedit, primeiramente. Eu simplesmente cliquei com o botão direito em cima do arquivo e mandei Extrair aqui... . Depois copiei o pacote symbol browser para a pasta gedit-*/plugins (no meu caso, gedit-2.24.2/plugins) e o descompactei (botão direito, extrair aqui...).
Feito isso, modificar o arquivo configure.ac em gedit-* da seguinte forma: no campo AC_CONFIG_FILES, acrescentar
plugins/symbolbrowser/Makefile
plugins/symbolbrowser/symbols/Makefile
e no arquivo Makefile.am, em gedit-*/plugins, acrescentar 'symbolbrowser' em DIST_SUBDIRS e SUBDIRS.
Em seguida, executar os seguintes comandos na pasta fonte do gedit (gedit-*):
autoconf
automake
./configure
cd plugins/symbolbrowser
make
Até aqui o site
http://www.micahcarrick.com/11-14-2007/gedit-symbol-browser-plugin.html explica bem, mas no meu caso ainda faltaram algumas informações, que mostrarei aqui. Para conseguir rodar o gedit, tive que rodar os seguintes comandos na pasta fonte, como superusuário:
make
make install
note que esse make é diferente do make anterior, que é feito na pasta plugins/symbolbrowser . Detalhes tão pequenos, mas que fizeram uma diferença absurda.
Agora é só abrir o Gedit (Alt + F2 >> gedit >> enter), editar, preferências, plugins, marcar symbol browser, fechar. Não esquecer de habilitar o painel lateral (F9).
Bem, espero que com essa dica eu possa ajudar a muitos programadores em PHP.