luiztux
(usa Gentoo)
Enviado em 20/08/2016 - 12:31h
hugooliveira escreveu:
[quote]Quero saber dos usuários do Gentoo o que me dizem sobre a distro, como ela funciona, quais os problemas, vantagens e desvantagens...
Se eu fizer isto, será uma rasgação de seda...rsrsrsrsr
Brincadeiras à parte, o Gentoo funciona como qualquer outra distro de compilação. A diferença é que o Portage é o cara por detrás de tudo o que acontece lá. É o coração da distro. No Gentoo não tem problema, salvo se o próprio usuário o criar. O que é normal. Mas a diferença é que o sistema não "quebra". Basta arrumar a parte bagunçada e está tudo certo.
Vantagens: segurança, flexibilidade, poder de escolha, robustez, etc., etc.,
Desvantagens: não vejo nenhuma, fora a própria pessoa em querer aprender sobre o sistema.
Sim, o Gentoo é multilib. Leia:
https://wiki.gentoo.org/wiki/AMD64/FAQ/pt-br#O_que_.C3.A9_multilib_e_como_posso_us.C3.A1-lo.3F e
https://wiki.gentoo.org/wiki/Multilib
Até onde eu sei, possui boa compatibilidade com pacotes rpm e deb, embora eu nunca tenha usado. O Gentoo possui ferramentas que funcionam da mesma forma a que você citou. Porém, uma pergunta: por qual motivo instalar software rpm ou deb no Gentoo se o repositório possui milhares de programas?
Em relação à tua pergunta se o Gentoo seria uma boa opção para trabalhar com programação, segurança de redes, na minha opinião, todas as distros são. O restante é com a própria pessoa. No entanto o Gentoo possui perfis mais específicos para que é desenvolvedor e/ou para quem é voltado à segurança, que são: Gentoo-developer e Gentoo-hardened, respectivamente. Mas no geral o sistema possui todos os programas disponíveis. A diferença entre elas é no kernel e algumas bibliotecas.
Se você quer um exemplo: quando comprei meu notebook, há quase 7 anos atrás, logo de cara instalei o Gentoo. Tirei o Windão e coloquei esta maravilha. Desde então, tenho aprendido muito e inclusive quebrei partes do sistema, incluindo o Portage. E por que? Para aprender. Nunca tive que reinstalar do zero. Apenas consertei o que tinha feito e pronto. Funcional novamente. Uso o "mesmo Gentoo", por assim dizer, em todo este tempo.
-----------------------------------''----------------------------------
"If it moves, compile it."