removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 14/08/2013 - 15:59h
1-a compilação no gentoo fica mais rápida dependendo da máquina(hardware),ou a potência do pc não influencia em nada na compilação? Tenho um pc assim: core i5 6gb ddr3 e uma placa de vídeo nvidia gtx 470.
Sim influencia, esse seu pc é bom para as compilações, porém ainda pode demorar para compilar dependendo do pacote a ser compilado, os mais demorados são os navegadores (firefox,chromium) e o libreoffice. Mas nada que não termine em uma madrugada. Quando eu vejo que a compilação irá demorar eu costumo deixar atualizando em um horário em que não estou no notebook, normalmente deixo de madrugada.
2-a quantidade de programas do gentoo tipo,feitos para ele disponíveis já pra instalação é grande? tipo no slackware,onde tem pacotes já prontos em TXZ?
Sinceramente, não entendi muito bem essa sua pergunta. No Gentoo você terá que compilar todos os pacotes, os pacotes binários (prontos) que você irá encontrar são de programas demorados para compilar, como por exemplo o libreoffice e o firefox. Se está falando da quantidade de "pacotes", a árvore do gentoo tem bastante ebuilds de programas, alguns dizem que é equivalente ao repositório do Debian, outros dizem que supera, enfim, só sei que tem bastante programa disponível para o gentoo. O importante não é a distro ter muitos pacotes, o importante é ela ter os pacotes que você irá usar (acho que o Gentoo tem).
3-Dá para instalar ele numa virtualbox pra testar primeiro antes de por no hd físico ?
Sim, muitos instalaram primeiro em VM para depois instalar no HD.
Os dois tutoriais foram feitos por mim, porém o segundo link está mais atual, pouca coisa mudou de um para o outro, porém recomendo o segundo link que é do mundo gnu (blog do edps).
Como disse no segundo tutorial a iso que vai usar é escolha sua, pode ser de qualquer outra distro, coloquei a do sabayon apenas como exemplo. Um conselho que dou é que você use um live com um ambiente gráfico mais leve como o mate, lxde ou xfce. E lembre-se, é preciso que o live seja da mesma arquitetura que o seu futuro gentoo, caso contrário, você poderá ter problemas com o chroot.
Sim, essa é a forma mais fácil de instalar o Gentoo. Que bom que não achou complicado, a parte mais difícil é aprender a usar o portage e a configurar o kernel, depois tudo fica mais claro. Aprende-se bastante fazendo essa instalação, para mim é até divertido, nesse momento estou fazendo a instalação de um funtoo (distro baseada no gentoo) e é até lega! Boa sorte com o Gentoo, qualquer coisa estamos ai.