Problemas com S.M.A.R.T. [RESOLVIDO]

1. Problemas com S.M.A.R.T. [RESOLVIDO]

Vitor Mangraviti
Vitor Mangra

(usa XUbuntu)

Enviado em 09/06/2011 - 20:39h

E aí, galera. Beleza?

É o seguinte: estou com um HD SATA de 500GB aqui, que tá me dando dores de cabeça.

Há algum tempo atrás, comecei a receber avisos do Palimpsest dizendo que o HD estava para falhar. O HD era novo e não podia acreditar que isso já estaria acontecendo com o disco.

Entrei no site do fabricante (Seagate) e baixei uma ferramenta de diagnóstico chamada "Sea Tools". Infelizmente, esse aplicativo só está disponível para Windows e eu fui obrigado a instalar uma versão "de testes" do Windows 7 Ultimate - apeas para fazer a verificação.

De fato, o HD apresentou um erro e eu já criei um RMA na Seagate, já que o dispositivo tem garantia até 2013. No entanto, tenho que mandar o HD para a Califórnia e arcar com a despesa de envio. E tenho que mandar o HD em uma embalagem definida pela Seagate e que está à venda em um site que eles mesmo dão o link. Ainda dizem que "HD's recebidos sem embalagem adequada serão retornados sem reparo ou substituição". Ou seja: é uma máfia. E o custo de um envio pros EUA não é muito baixo. Fica praticamente o mesmo preço de um HD novo.

Antes de tomar qualquer iniciativa, baixei o Ultimate Boot CD Tools e rodei um "zero fill" no disco. Depois disso, entrei novamente no Windows e rodei novamente o SeaTools - que deu o resultado do HD como "Saudável" e um monte de PASS - nenhum FAIL. Antes do zero fill, havia uma porção de FAILS no resultado da Seagate.

Já desabilitei o S.M.A.R.T. na BIOS mas isso só faz com que eu não veja o "BAD" escrito logo acima da contagem de RAM. Assim que faço o boot no Debian, o maldito Palimpset me avisa que o drive está com uma "falha iminente" - mesmo que a ferramenta da Seagate tenha aprovado o disco sem nenhum problema.

Quero saber o seguinte:

Em qual ferramenta confio? No S.M.A.R.T. ou no SeaTools?

Se o Sea Tools é confiável, como faço para zerar o SMART do disco e utilizá-lo sem esquentar a cabeça?

Sei que é possível marcar a opção "Não avisar sobre as falhas" no Palimpset, mas isso não é o que eu realmente gostaria de fazer.

Alguém aí conhece uma maneira de zerar o SMART? Já rodei o Google inteiro e nada de achar uma resposta contundente. Apenas achei algumas coisas para ressucitar drives já mortos e recuperar dados.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Valeu!


  


2. Re: Problemas com S.M.A.R.T. [RESOLVIDO]

Roger
rootgerr

(usa Slackware)

Enviado em 09/06/2011 - 20:57h

Na realidade voce não deve confiar é no palimpqualquerm*rda, há tempos, instalei, uma distro para testar que trazia essa porcaria (acho que era o fedora) não estou bem certo mas o que importa é que ele ficava acusando a mesma coisa que está acusando para voce em um dos meus hds e até hoje o dito não falhou nem uma vez sequer e é o mais antigo que tenho na máquina ja foi formatado e re-formatado centenas de vezes sem problema algum


3. Re: Problemas com S.M.A.R.T. [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 09/06/2011 - 21:12h

alguns utilitários podem reportar HDDs como contendo erros,o SMART também, pq certos recuperadores, "marcam" os badblocks, mas o SMART continua enxergando como tendo erros.

eu tinha um HDD velho com badblocks, corrigi com HDDregenerator que está dentro do cd de recuperação chamado Hiren's utilities, recuperou, ele está funcionando perfeito a 2 anos, mas se eu verificar com GSmart,por ex. ele dá erros!

já que seu HDD é novo e está funcionante,eu desativaria o Palimpset, e iria usando normal, pq parece correto, afinal a ferramenta que diz que ele está bom,é da própria Seagate.


4. Re: Problemas com S.M.A.R.T. [RESOLVIDO]

Vitor Mangraviti
Vitor Mangra

(usa XUbuntu)

Enviado em 10/06/2011 - 22:08h

Desisti. Apenas desabilitei o aviso de erro e pronto. Se o HD morrer, paciência...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts