Vitor Mangra
(usa XUbuntu)
Enviado em 09/06/2011 - 20:39h
E aí, galera. Beleza?
É o seguinte: estou com um HD SATA de 500GB aqui, que tá me dando dores de cabeça.
Há algum tempo atrás, comecei a receber avisos do Palimpsest dizendo que o HD estava para falhar. O HD era novo e não podia acreditar que isso já estaria acontecendo com o disco.
Entrei no site do fabricante (Seagate) e baixei uma ferramenta de diagnóstico chamada "Sea Tools". Infelizmente, esse aplicativo só está disponível para Windows e eu fui obrigado a instalar uma versão "de testes" do Windows 7 Ultimate - apeas para fazer a verificação.
De fato, o HD apresentou um erro e eu já criei um RMA na Seagate, já que o dispositivo tem garantia até 2013. No entanto, tenho que mandar o HD para a Califórnia e arcar com a despesa de envio. E tenho que mandar o HD em uma embalagem definida pela Seagate e que está à venda em um site que eles mesmo dão o link. Ainda dizem que "HD's recebidos sem embalagem adequada serão retornados sem reparo ou substituição". Ou seja: é uma máfia. E o custo de um envio pros EUA não é muito baixo. Fica praticamente o mesmo preço de um HD novo.
Antes de tomar qualquer iniciativa, baixei o Ultimate Boot CD Tools e rodei um "zero fill" no disco. Depois disso, entrei novamente no Windows e rodei novamente o SeaTools - que deu o resultado do HD como "Saudável" e um monte de PASS - nenhum FAIL. Antes do zero fill, havia uma porção de FAILS no resultado da Seagate.
Já desabilitei o S.M.A.R.T. na BIOS mas isso só faz com que eu não veja o "BAD" escrito logo acima da contagem de RAM. Assim que faço o boot no Debian, o maldito Palimpset me avisa que o drive está com uma "falha iminente" - mesmo que a ferramenta da Seagate tenha aprovado o disco sem nenhum problema.
Quero saber o seguinte:
Em qual ferramenta confio? No S.M.A.R.T. ou no SeaTools?
Se o Sea Tools é confiável, como faço para zerar o SMART do disco e utilizá-lo sem esquentar a cabeça?
Sei que é possível marcar a opção "Não avisar sobre as falhas" no Palimpset, mas isso não é o que eu realmente gostaria de fazer.
Alguém aí conhece uma maneira de zerar o SMART? Já rodei o Google inteiro e nada de achar uma resposta contundente. Apenas achei algumas coisas para ressucitar drives já mortos e recuperar dados.
Qualquer ajuda será bem vinda.
Valeu!