PauloCrow
(usa Linux Mint)
Enviado em 13/09/2015 - 22:47h
Pra mim isso ai é coisa do "Janelas" acho uma saca**gem com consumidor, mas beleza, vamos ver se resolvemos...
Primeiro de tudo entre no windows e desative em gerenciamento de energia a "inicialização rápida" procura bem nas opções pois agora não lembro exatamente onde fica, mas sei que é no gerenciamento de energia, apos reinicie, isso porque o windows vem com essa opção habilitada é tipo hibernar e deixa o disco protegido, dessa forma você não consegue nem montar a partição pelo livecd do linux e dificulta na hora de liberar espaço para o linux.
Se você não tiver espaço livre no HD para linux é mais seguro para windows fazer o seguinte:
Reinicie o micro com aquela opção do gerenciamento de energia desativada, entre em gerenciamento de disco, do próprio Windows e diminua o espaço da partição que ele usar. deixando ela livre sem formatar, ai formate pela instalação do linux.
Agora pra dar boot no linux faz o seguinte:
Para mexer nessa parte no UEFI que aparentemente esta travado você deve criar uma senha de configuração ou administração na UEFI, bem simples, procura na bios a parte de segurança e crie ali a senha de admin ou configuração, digo isso porque pode ter duas opções de senha, user e admin.
Logo apos criar a senha você consegue desative o boot seguro, caso não consiga, salve, saia da bios e volte colocando a senha.
Também tem o seguinte (dependendo do micro) o Windows é capaz de bloquear o UEFI a fim de dificultar a instalação de outros sistemas, quando entra no windows em dual boot ele identifica o outro sistema e acaba travando-o pelo uefi e mesmo apos tentar formatar e manter só linux a bios (uefi) possivelmente estará travada, mesmo alterando as configurações possível que não surta efeito, única solução é abrir o micro e limpar o CMOS através do reset, depois para instalar o linux apenas desativar boot seguro e instale 64bit pois o 32bit não tem suporte a uefi, sera capaz de dar boot pelo cd ou pen, se apos a instalação não dar boot no linux tente habilitar o apoio legacy, com isso possibilitando também dar boot com 32bit e ate instalar, porem deve-se dar preferencia ao 64bit pelo suporte ao uefi.
Cuidado:
Inicialização rápido na uefi se desabilitado pode travar o micro, não conseguindo dar boot, simplesmente trava no logo da marca (HP por exemplo) e inevitavelmente tera que resetar a CMOS, isso ocorre quando entramos no windows com inicialização segura desabilitado que é ai quando ele reconhece e tentar travar a UEFI.